Com o aumento no número de animais abandonados e vítimas de maus-tratos no Brasil, iniciativas do setor privado ganham força e se tornam aliadas fundamentais na promoção do bem-estar animal
Em um país onde, segundo estimativas de 2024, mais de 185 mil animais vivem sob tutela de ONGs e grupos de proteção após serem resgatados das ruas ou de situações de crueldade, a mobilização da sociedade — incluindo empresas — é essencial para mudar essa realidade. De acordo com o Instituto Pet Brasil, cerca de 4,8 milhões de cães e gatos estão em condições de vulnerabilidade no país.
A campanha Abril Laranja, dedicada à prevenção da crueldade contra os animais, tem ganhado cada vez mais adesão e visibilidade. Neste ano, a empresa Adimax, uma das maiores fabricantes de alimentos para cães e gatos no Brasil, decidiu dar um passo além: lançou uma edição especial da linha Magnus Todo Dia, com embalagens temáticas que reforçam a mensagem da campanha.
Disponíveis durante todo o mês de abril, as embalagens de 15kg da linha Magnus trazem símbolos do Abril Laranja, como o tradicional laço laranja, tanto na parte frontal quanto traseira do produto, além de ilustrações do mascote da marca, o cão Magnus, adornado com um lenço da campanha. A ação busca despertar a atenção dos consumidores para a importância de cuidar dos animais e combater os maus-tratos.
Leia mais:
- Terapia com pets ganha força na rede pública de saúde
- No Dia Mundial da Saúde Bucal, veterinário alerta para os cuidados com cães e gatos
- Chinesa paga R$ 125 mil para clonar doberman e recebe filhote idêntico
Conscientização que salva vidas
Criado originalmente nos Estados Unidos em 2006, o Abril Laranja foi oficializado no Brasil em 2023 pela Lei nº 2.519-A, e alerta sobre as necessidades básicas dos animais, como alimentação adequada, abrigo, cuidados veterinários e, principalmente, o vínculo emocional, muitas vezes negligenciado.
Mesmo em abrigos, onde estão protegidos do frio e da fome, muitos animais continuam sofrendo com a ausência de afeto. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o Brasil possui mais de 30 milhões de animais abandonados. Aproximadamente 25% vivem em abrigos, sendo 177.600 cães e 7.400 gatos, número que evidencia não apenas o impacto da crueldade humana, mas também um grave problema de saúde pública.
Compromisso com a causa animal
A Adimax, responsável por marcas como Magnus, Origens e Fórmula Natural, já atua em diversas frentes sociais voltadas para o bem-estar animal. “Nosso propósito é promover o cuidado com aqueles que não têm voz. Apoiamos causas que envolvem idosos, pessoas e animais com deficiência, porque acreditamos em um mundo mais empático e solidário”, afirma a empresa.
Esta ação da empresa durante o Abril Laranja mostra como as empresas podem usar sua força no mercado para promover causas importantes e mobilizar a sociedade. Em um cenário preocupante de abandono e maus-tratos, toda iniciativa conta, e pode sim fazer a diferença na vida de milhões de animais.