spot_img

As 5 doenças genéticas mais comuns em cachorros

Mesmo com o esforço dos donos para manter uma rotina saudável, algumas doenças genéticas são inevitáveis

 

Mesmo que os donos se esforcem para manter uma rotina saudável, existem algumas doenças genéticas. Assim como os humanos, é comum que os cachorros também as herdem.

Doenças genéticas mais comuns em cachorros

Cada animal tem sua forma de agir e hábitos específicos, como hora para dormir e jeito de brincar. Por isso, ao notar que seu pet está agindo fora do comum, é recomendado procurar um hospital veterinário.

Um dos principais sinais de que seu cachorro está doente, ou tem algum problema de saúde vindo de alguma condição genética, é a mudança de comportamento.

Condições de saúde genéticas em cachorros, apesar de praticamente inevitáveis, podem ser identificadas com testes em laboratórios, por meio de amostras do DNA.

Com a grande variedade de distúrbios em caninos, é essencial entender quais são e como se manifestam as doenças genéticas mais comuns em cães.

Displasia de quadril

Os problemas de quadril em cachorros são um dos distúrbios genéticos mais comuns. Geralmente, a supercriação de animais com a condição é a principal causa.

Embora comumente encontrados em raças maiores, como pastores alemães, rottweiler e buldogues, os problemas de quadril podem contribuir para problemas nas articulações dos pequenos também.

Leia mais: 

Os principais sintomas de displasia de quadril canina são:

Mancar;
Dor durante palpação da região do quadril;
Quedas inesperadas ao caminhar;
Andar diferente do habitual;
Sentar com os membros inferiores mais abertos e etc.
A detecção precoce e a manutenção de um peso saudável estão entre as formas mais recomendadas para reduzir os sintomas da displasia do quadril canina.

Síndrome Braquicefálica em cachorros

O nome Braquicefálico significa “cabeça curta”. É uma condição genética em que cachorros possuem a famosa “cara amassada”.

Alguns exemplos de raças que possuem essa condição incluem o Pug, o Bulldog Inglês e Francês e o Boston Terrier.

Embora sua “carinha amassada” pareça fofa para alguns, essa característica física pode trazer problemas sérios para o animal.

As anormalidades anatômicas que causam seu focinho curto podem levar a diferentes sintomas, como:

Dificuldades respiratórias graves;
Problemas dentários;
Defeitos de visão;
Problemas de pele e etc.
Assim que notar os primeiros sintomas, o ideal é consultar um veterinário desde cedo, para procurar tratamentos que possam ajudar a diminuir os sintomas, como cirurgia.

Doença cardíaca

Muitos cachorros têm um risco der herdar cardiomiopatia dilatada. Esse distúrbio genético causa enfraquecimento da musculatura cardíaca, levando a uma dilatação reduzida do coração.

Esta condição de saúde pode acarretar nos seguintes sintomas:

Movimentos involuntários;
Hiper salivação;
Defecação espontânea;
Perda de equilíbrio;
Dificuldade para caminhar;
Hiperatividade;
Nervosismo;
Rigidez muscular e etc.

Como acontece com a maioria dos distúrbios genéticos em cachorros, infelizmente não há cura para a epilepsia.

Apesar disso, com a ajuda de um veterinário e a combinação correta de medicamentos, a frequência das convulsões pode ser reduzida, tornando o distúrbio menos grave.

Mielopatia degenerativa

Esse distúrbio genético ocorre quando há fraqueza e a falta de coordenação dos membros traseiros. Esse distúrbio pode eventualmente resultar em paralisia.

Muitas raças de cachorros são mais suscetíveis a esse distúrbio genético, como o Corgi, o Spaniel de Água Americano, o Cão da Montanha Bernês, o Chesapeake Bay Retriever, o Boxer, o Pug e o Pastor Alemão.

Não há tratamento médico para essa condição genética, mas aqueles com sintomas graves podem ser ajudados usando um arnês ou carrinho para facilitar o deslocamento.

Consulte um veterinário

Apesar de conhecer os sintomas e os possíveis tratamentos das doenças genéticas mais comuns em cachorros, é preciso sempre consultar um veterinário antes de tirar conclusões precipitadas sobre a saúde do seu pet.

Fonte: ND+

 

Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

Últimas notícias