Animal ofegante pode ser um sinal de desconforto térmico; alimentação natural é uma boa opção
Apesar de estarmos no outono, os dias ainda são quentes e o tempo seco exige cuidados redobrados com a hidratação e o bem-estar dos animais. Diferente dos humanos, que regulam a temperatura corporal pelo suor, os cães e gatos fazem isso por meio da respiração e da sudorese. Quando um animal está ofegante, pode ser um sinal de desconforto térmico.
Uma forma eficaz de amenizar os efeitos do calor é por meio da alimentação. Frutas como melancia e melão são aliadas importantes, pois possuem alto teor de água e ajudam na hidratação. Outras opções, como banana madura e manga, fornecem carboidratos de fácil digestão e podem ser servidas geladas ou congeladas para refrescar os pets.
Leia mais:
- Gatos no teclado viram cupons de desconto em campanha interativa para tutores
- Abril Laranja reforça alerta sobre maus-tratos a animais no Brasil
- Petiscos fazem parte da rotina e podem contribuir para a saúde e o bem-estar dos pets
A nutricionista veterinária Gabriela Corte Real, da foodtech A Quinta Pet, especializada em alimentação natural para animais, destaca quais frutas são seguras e quais devem ser evitadas. “Banana, melão, melancia, maçã sem semente, morango e manga são opções saudáveis. Já uva, uva-passa, carambola e açaí devem ser evitadas, pois podem ser tóxicas. Além disso, frutas com caroço grande, como o abacate, devem ser oferecidas apenas sem a semente, para evitar riscos de obstrução”, alerta.
Opções refrescantes para os pets
Para ajudar os tutores a incluir frutas na alimentação dos animais de maneira segura e saborosa, Gabriela sugere algumas preparações:
- Frutas congeladas: cortar as frutas em pedaços e congelar, oferecendo como petiscos refrescantes.
- Sorvete natural: bater as frutas com um pouco de água e congelar em forminhas de gelo.
- Picolé caseiro: congelar pedaços de fruta em caldo de carne sem tempero ou iogurte natural sem açúcar.
- Mix de frutas com água de coco: bater no liquidificador 1 copo de água de coco, 1 pedaço de manga madura sem casca, 1 pedaço de maçã sem casca e sementes e ½ banana madura. A mistura pode ser congelada em formas de picolé.
- Mix de frutas com iogurte natural: combinar frutas variadas com iogurte natural sem açúcar, bater no liquidificador e oferecer imediatamente ou congelar.
Essas opções não apenas refrescam, mas também complementam a dieta dos pets com nutrientes essenciais, garantindo bem-estar e alívio nos dias de calor intenso.