Estudo recente feito na Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, apresenta resultados que podem trazer uma nova perspectiva sobre o assunto
Um estudo recente da Universidade da Califórnia, em San Diego, EUA, revela que os cães podem ter uma capacidade de compreensão verbal mais avançada do que se pensava.
A investigação “How do soundboard-trained dogs respond to human button presses? An investigation into word comprehension”, divulgada na revista científica Plos One analisou como os cães reagem a palavras relacionadas a comida, brincadeiras e atividades ao ar livre, utilizando dispositivos de comunicação aumentativa interespécies, como placas de som.
Leia Mais:
- Dia do Filhote: entenda as necessidades especiais de um cãozinho
- Love que Transforma: primeira plataforma de inclusão de pets com deficiência
- Mosquito-palha: conheça um dos vetores da leishmaniose, doença que acomete cães e humanos
Investigadores quiseram assim testar se os cães conseguiriam associar palavras específicas a ações sem depender de outras dicas contextuais ou do tom de voz dos seus tutores.
Os resultados mostraram que os cães respondem não apenas a gestos ou tons de voz, mas também às palavras propriamente ditas.
Segundo os investigadores, os cães demonstraram comportamentos ligados a brincadeiras e passeios ao ouvir comandos relacionados a essas atividades, mesmo quando ditos por pessoas desconhecidas. No entanto, a resposta às palavras sobre comida foi inconsistente, possivelmente devido à saciedade dos animais no momento dos testes.
Os resultados indicam que os cães conseguem responder a palavras específicas, independentemente de dicas contextuais ou de quem as pronuncia, abrindo novas possibilidades para o entendimento da cognição canina.
Fonte: Veterinária Atual