Paixão nacional, o carismático doguinho já estampou cédula fake, roubou a cena em shows, circulou de ônibus e viatura da polícia, ganhou presente de Dia das Crianças… Confira!
O Brasil tem três paixões nacionais: o samba, o futebol e o cachorro vira-lata. Se ele for do tipo “doguinho caramelo”, então… E o simpático cãozinho tem uma data para chamar oficialmente de sua, você sabia? Em 31 de julho, é comemorado o Dia Nacional do Vira-Lata ou Sem Raça Definida (SRD).
Carinhoso, brincalhão e parceiro, o doguinho caramelo já roubou a cena nas mais diversas situações cotidianas, viralizando nas redes sociais. No último dia 15, durante um encontro com fãs de “Deadpool & Wolverine”, filme que estreou nos cinemas na última quinta-feira, os astros Ryan Reynolds e Hugh Jackman, intérpretes dos respectivos personagens da Marvel, ouviram do apresentador e humorista Fábio Porchat que o famoso cachorro caramelo brasileiro poderia ser um mutante, como os dois “heróis” do longa-metragem.
“Eu acho que o Wolverine poderia ter esse cachorro (caramelo). O poder dele poderia ser fazer cocô de ouro, não sei. Antes de dormir, Wolverine sai com ele pra fazer um cocô de ouro. Vocês conhecem o dogpool? Ele está nesse filme. Não chegou no Brasil, mas está no filme”, respondeu Reynolds.
E quem disse que o nosso caramelo já não é um super-herói? Confira nove situações em que o pet se tornou o centro das atenções e viralizou nas redes sociais:
Muito valioso
A internet influenciou na consagração do mascote, que já foi tema de uma petição pública, em 2020, para que ele virasse o animal a estampar as notas de R$ 200.“Não descartamos a relevância do lobo-guará na história e na fauna brasileiras, porém o cachorro vira-lata está mais relacionado ao cotidiano dos brasileiros e, além disso, é presente em todas as regiões do país”, dizia a petição criada pelo líder do Patriota na Câmara dos Deputados, deputado Fred Costa (MG).
Leia mais:
- 5 doenças que podem ser causadas por fezes e urina de animais
- 6 comandos básicos para ensinar ao seu cachorro
- Como introduzir um novo gato no ambiente?
Apesar de ter obtido quase 50 mil assinaturas, a solicitação on-line não foi aceita pelo Banco Central, que lançou as cédulas com o lobo-guará. Mas a web garantiu o seu rico dinheirinho com o xodó brasileiro e fez circular virtualmente uma montagem de notas de R$ 200 estampando o cão.
Relax na folia
No carnaval do ano passado, durante uma apresentação em Recife, capital de Pernambuco, a cantora Marina Sena contou com uma presença ilustre no palco. Enquanto ela e suas dançarinas circulavam pelo palco na maior animação, um cachorro caramelo arrumou um cantinho da passarela para ficar relax, de patinhas para o ar.
“Ganhei uma participação especial no meu show. Te amo, doguinho caramelo”, disse Marina numa publicação da cena em suas redes sociais.
Na cidade de Parauapebas, no interior do Pará, um doguinho caramelo deixou a preguiça de lado e mostrou seus dotes de dançarino no palco. Durante uma performance da bailarina Cintia Luna, vestida com trajes indígenas na ocasião, o cachorrinho passou a interagir com ela, como se fosse seu partner.
O registro foi publicado em dezembro de 2022 e ganhou a internet, que reagiu com comentários como “Muito bacana a reação da bailarina, que rapidez de raciocínio. O caramelo é um artista!! Parece com o meu caramelo Bob!!!”, “Agora eu quero um doguinho dançarino” e “Caramelo é nosso símbolo nacional”.
Plateia Vip
O cantor capixaba Alemão do Forró também contou com uma presença Vip em um show recente. Desta vez, o doguinho caramelo não subiu ao palco. Mas como ele é convidado ilustre por todos os cantos do Brasil, ficou num espaço reservado para privilegiados. Na frente de muito fã do forrozeiro, inclusive.
Brincadeiras à parte, tal registro não agradou a todos os internautas. Nos comentários da publicação, tem gente chamando a atenção para o fato de o animalzinho parecer estar com sede e incomodado com o som alto. “Todo mundo achando graça e o pobre caramelo só queria sair daquele lugar, e ninguem ajudou!!!”, observou uma seguidora.
Rotina de trabalhador
“É a vida do caramelo pai de família, que tem 10 filhotes pra sustentar”, comentou um bem-humorado internauta num vídeo pra lá de curioso: o flagra de um doguinho caramelo ocupando o assento de um ônibus, na maior tranquilidade, durante uma viagem. Que passageiro teria coragem de pedir que ele liberasse o lugar para um idoso ou uma gestante?
Sem autor original nem localização definidos, a publicação foi compartilhada há uma semana por um perfil do Instagram dedicado ao mascote mais amado do Brasil, com a legenda: “Mais um dia atípico na vida de um CLT raiz”. Quase 26 mil pessoas curtiram a postagem, que ainda tem outros comentários como: “Os cachorros caramelos vão dominar o mundo”, “Gracinha, comportado no banco! Mais educado que gente!” e “Já falei!!! Caramelo tem que ser eleito patrimônio do Brasil”.
Um estranho no ninho
O que você faria se, de repente, deparasse com um clone seu, tão fofo quanto, ocupando o seu lugar no sofá de casa? O cãozinho caramelo em questão fechou o focinho e rosnou, de primeira. Mas aos poucos foi se acostumando com o estranho no ninho, que nada mais era do que uma almofadinha, à sua imagem e semelhança, presente de Dia das Crianças para o pet. Publicado em 12 de outubro do ano passado no Instagram, o vídeo já ultrapassou 2 milhões de curtidas. O melhor é o final!
‘Au’ vivo
Quem sabe faz ao vivo, como já dizia Fausto Silva no “Domingão”. Mas foi numa sexta-feira, mais precisamente o último dia 5, que caramelo deu o ar da graça numa reportagem do “Bom dia, Pernambuco”. Numa entrada ao vivo do telejornal, o repórter João Neto falava sobre a prática de atividades físicas ao ar livre quando foi surpreendido pelo cachorro pedindo carinho e mordendo fios da transmissão. O cãozinho ainda arrumou uma namorada durante a reportagem para “exercitar” o seu amor.
‘Malhaução’
Em janeiro deste ano, em Fortaleza, um cãozinho madrugador invadiu uma academia de ginástica às 7h e provocou um auê — com trocadilho, por favor — entre os frequentadores do espaço. Correu de um lado para o outro, deitou e mordeu o colchonete, até que foi conduzido por um dos professores até a porta de saída. O perfil que publicou o vídeo garantiu que “a equipe de professores conseguiu retirá-lo e ninguém (nem o doguinho) sofreu nenhum dano”.
Detido por perseguir motociclistas
Tantas travessuras não poderiam terminar bem… Em julho de 2021, a página PG News, de Praia Grande, litoral de São Paulo, fez piada com uma cena inusitada: um cãozinho caramelo no banco traseiro numa viatura da polícia local. Na legenda, a bem-humorada suposição do “delito”: “Preso um dos bandidos mais procurados do Brasil. Após atacar mais de 1.897 motoqueiros, Bili, vulgo Caramelo, rodou ontem”. Não é de se duvidar de que algum apaixonado por pets tenha pago a fiança para libertar o “meliante”…