Ao se organizarem, os tutores devem estar atentos à necessidade de proteger seus companheiros de condições que podem surgir
Com o fim do ano se aproximando, cerca de 50 milhões de pessoas já começam a planejar suas viagens de Natal e Ano Novo, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). “Para quem possui pets, é preciso incluir na ‘lista’ de viagem os cuidados com a saúde e o bem-estar dos animais, que também são impactados pelas mudanças de ambiente e rotina durante os passeios”, afirma Julia Bogik, analista de marketing da Pearson Saúde Animal.
Ao se organizarem, os tutores devem estar atentos à necessidade de proteger seus companheiros de condições que podem surgir, como doenças de pele, comuns nessa época do ano – tradicionalmente mais quente e mais úmida. “Ao prepararmos as nossas malas, precisamos lembrar de cuidar da saúde dos nossos animais, seja antes, durante ou após as viagens”, afirma a analista.
Leia mais:
- Cães conseguem se comunicar com humanos usando botões em experimento
- Como levar seu cachorro à praia com segurança
- Tutor deve ficar de olho à saúde urinária do seu pet
Pensando no final de ano, as viagens mais recorrentes são para a praia e sítios, esses ambientes requerem cuidados específicos para os pets! O contato com areia, água salgada, grama e até insetos pode desencadear alergias, dermatites e irritações. Além disso, a exposição prolongada ao sol aumenta o risco de queimaduras e ressecamento da pele.
Pensando em evitar possível intercorrências com o pet na viagem, é indispensável uma prévia consulta veterinária para verificar se ele está apto para esse passeio. Proteção contra parasitas e protetor solar indicado para animais, especialmente para animais de pele clara ou sensível, também são importantíssimos para preparar seu melhor amigo para a viagem.
Para evitar estresse e desconforto é importante manter a rotina alimentar do seu pet durante o tempo da viagem, mudanças na dieta, horários ou quantidades podem causar problemas digestivos, como diarreia, vômito ou perda de apetite, o que compromete o conforto do animal em um ambiente já diferente do habitual, além de evitar oferecer petiscos desconhecidos ou alimentos humanos, especialmente aqueles não indicados para cães, pensando em possível alergias alimentares, que na maior parte das vezes pode refletir diretamente na saúde da pele e desarranjos intestinais.
Em alguns casos é recomendado que os tutores mantenham também a rotina de suplementação vitamínica dos pets para promover o bem-estar dos animais, mas sempre seguindo orientação de um médico veterinário.
Uma opção é NutriCore Entero Skin, suplemento mineral e vitamínico indicado para preservar a saúde da pele e dos pelos de cães e gatos. A fórmula contém ômega 3 e ômega 6, colágeno, probióticos, prebióticos, além de minerais e vitaminas balanceados, garantindo uma nutrição completa para a saúde dos pets.
Fonte: Pearson Saúde Animal, adaptado pela equipe do Portal PetOn