Assim como nos humanos, os indicadores das emoções nos cachorros podem ser complexos; porém, existem maneiras de diferenciar
Interpretar os sinais e emoções caninas pode ser um desafio para os tutores de animais domésticos. Apesar dos bichinhos serem bastante expressivos em comparação a outros pets, a leitura dos níveis de conforto dos cachorros não é tão simples. Contudo, por meio de uma boa observação da linguagem corporal, é possível facilitar essa compreensão.
Sinais, como o isolamento, podem indicar que o cão está abatido, mas é preciso ajustar para cada personalidade canina. “Jamais devemos esquecer que cada cão é único, e o entendimento dos sinais de felicidade e tristeza deve ser adaptado ao comportamento de cada um”, adverte a médica veterinária Gabriela Delfino, diretora Técnica da Lobbo Hotels.
Sinais de felicidade
Físicos
Desde orelhas em uma posição natural, boca parcialmente aberta, e cauda baixa e solta, os sinais clássicos de relaxamento são indicadores de um estado de tranquilidade. “Assim como pose confiante e leve, sem mostrar sinais de tensão”, adiciona Delfino.
O contato visual que ele faz com os humanos ao seu redor também fazem parte da expressão do seu humor. Quando os cães fazem esse contato de forma amigável, isso “acumula pontos positivos” a favor da boa conexão emocional, refletindo confiança nas pessoas.
Leia mais:
- Doação de sangue pet se apresenta como alternativa vital para salvar cães e gatos
- 8 sinais de que o seu cachorro está se tornando idoso
- Sexta-Feira 13: a verdade por trás dos gatos pretos e o fim do preconceito
Comportamentais
De acordo com Delfino, interação em brincadeiras com o dono é um sinal de felicidade nos cachorros, mas brincar sozinho também é um bom indicador. Na hora de dormir, os sinais também se expressam. Quando eles dormem com a barriga exposta, isso demonstra que eles se sentem seguros e confiam nos humanos ao seu redor.
O bom apetite também é uma das características de um cachorro feliz, além do interesse em participar de atividades cotidianas, como passeios e brincadeiras. Em contrapartida, segundo a médica veterinária Planet Pet & Vet Renata Ramos Araújo, apesar da bagunça parecer excesso de ânimo, quanto menos destrutivo forem os comportamentos do pet, maior é o indicativo de felicidade.
Sinais de tristeza
Físicos
Se uma cauda “solta” é um sinal de felicidade, a cauda recolhida demonstra o contrário. Isso, alinhado à preferência ao isolamento e posição corporal virada de costas, são manifestações claras de desconforto. “Além do semblante abatido ou tenso”, emenda Renata.
As orelhas baixas e corpo encolhido também expressam tristeza, ansiedade e medo. De acordo com Delfino, essas emoções podem ser desencadeadas por alterações no ambiente ou experiências negativas.
Comportamentais
O estresse também está presente em comportamentos. Um exemplo é lamber demais a região das patas. A compulsão do hábito denota uma necessidade de se autoacalmar, assim como pode ser um indicador de desconforto físico ou emocional nos cachorros.
O desinteresse pela comida, por brincadeiras e por passear também são sinais de tristeza, assim como evitar contato visual. Os sinais de tristeza indicados podem estar ligados não apenas a questões emocionais, como a dores e doenças físicas.
Delfino adverte que a observação cuidadosa e a consulta com um veterinário são essenciais para entender o que está acontecendo com o cão, para que dessa forma, seja oferecido a ele o tratamento ou a intervenção necessária.