Quatro filhotes de gato são abandonados em frente a pet shop em Americana

Câmeras registraram o momento em que uma pessoa encapuzada deixou a caixa com os animais; grupo de proteção reforça a importância de denunciar casos de maus-tratos

 

Mais um episódio de abandono de animais chocou os moradores de Americana (SP), pela frieza e premeditação do ato. Na manhã desta quinta-feira (30), por volta das 6h, quatro filhotes de gato foram deixados dentro de uma caixa de papelão em frente a um comércio de banho e tosa, na Vila Santa Catarina.

As câmeras de segurança do local registraram o momento em que uma pessoa não identificada, usando capuz, se aproximou da entrada do estabelecimento, deixou a caixa com os animais e fugiu em seguida.

A proprietária do pet shop, ao perceber a situação, acionou o grupo de proteção animal Cadeia para Maus Tratos, que enviou ao local a representante Roberta Lima.

Leia mais: 

Roberta prestou auxílio imediato aos filhotes e orientou sobre os cuidados veterinários e o procedimento para registro da ocorrência policial. Segundo ela, os quatro gatinhos têm aproximadamente 45 dias de vida, já foram vermifugados e passaram por avaliação veterinária. Os animais seguem em observação, recebendo todos os cuidados necessários.

Alguns interessados em adoção já se manifestaram, mas, conforme Roberta, os filhotes só serão doados após a realização dos exames de FIV e FeLV, vacinação completa e comprovação das condições adequadas dos futuros tutores.

“A pessoa que abandonou os animais planejou tudo. Usou capuz e manteve o rosto coberto o tempo todo para não ser identificada”, relatou Roberta Lima. “Pedimos que quem tiver informações nos contate. Abandono de animais é crime.”

O caso foi registrado pela Polícia Judiciária e será investigado para identificação do autor.

O abandono e os maus-tratos contra animais são crimes previstos na Lei nº 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais) e suas atualizações, sujeitando o infrator a sanções penais e administrativas.

Denuncie maus-tratos

Quem testemunhar ou tiver informações sobre casos de abandono ou crueldade contra animais deve denunciar.

Registre um Boletim de Ocorrência (BO) na delegacia mais próxima;

Ou apresente a denúncia ao Ministério Público ou à Promotoria de Meio Ambiente;

Se houver resistência da autoridade policial, é possível encaminhar reclamação à Corregedoria ou ao Ministério Público.

Ao denunciar, descreva local, data, horário e circunstâncias do fato, e, se possível, apresente fotos, vídeos ou imagens de câmeras de segurança que possam ajudar na identificação dos responsáveis.

Neste caso, os quatro filhotes foram resgatados a tempo e estão recebendo todos os cuidados necessários. Eles terão um final feliz, com a chance de encontrar lares responsáveis e seguros.
Mas é importante reforçar que quem praticou o abandono precisa ser identificado e responder por isso.

Quem tiver qualquer informação sobre o caso pode entrar em contato com o grupo Cadeia para Maus Tratos ou com a Polícia Civil de Americana.

Abandono é crime. Denunciar é proteger vidas.

Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

Últimas notícias