Pessoas do Rio de Janeiro, São Paulo, Pará até do Rio Grande do Sul estão aguardando para adotar pelo menos um dos pets
Cães das raças shih-tzu, chihuahua, yorkshire, buldogue e spitz resgatados de canil clandestino em Viana, na última quinta-feira (4), estão sendo disputados por mais de 4 mil pessoas em todo Brasil.
Pessoas do Rio de Janeiro, São Paulo, Pará até do Rio Grande do Sul entraram na fila de espera para adotar pelo menos um dos pets. Quase metade dos animais já foram adotados.
Ao todo, 192 cães foram resgatados, mas apenas 180 estavam aptos para a adoção. Muitos dos animais ainda necessitam de cuidados para se recuperarem das situações de maus-tratos extremos a que foram submetidos.
No momento, a Sociedade Protetora dos Animais do Espírito Santo está recebendo doações para ajudar no cuidado dos cachorros até que possam ser colocados para a adoção.
Leia mais:
- Cuidados essenciais com o gato idoso: Confira aqui!
- 6 comandos básicos para ensinar ao seu cachorro
- 8 comportamentos curiosos e intrigantes dos gatos
Além dos animais disponíveis para adoção, 12 fêmeas passam por exames e outros procedimentos de saúde. De acordo com Sutil, a maioria dos cães foi resgatada com problemas de pele e de visão.
De acordo com a diretora da Sociedade, Ana Sutil, as pessoas devem fazer uma adoção responsável, evitando que devolvam ou repassem animais para terceiros.
“Estamos acompanhado todos os tutores, no momento da adoção. É obrigatório que o animal seja castrado. Os novos tutores assinam um contrato com as orientações obrigatórios, uma delas é de modo nenhum repassar os animais para outras pessoas ou vender”,disse Ana Sutil.
A Sociedade também está recebendo doações de ração, vermífugo, remédios para pulgas, colírios tobramicina, xampu de clorexidina e patês.
Os itens podem ser entregues na Serumaninho Pet Shop, localizada na Avenida Anísio Fernandes Coelho, 385, em Jardim da Penha, Vitória.
Doações em dinheiro podem ser feitas por meio da chave Pix: (27) 99650 -5635, que pertence à página de adoção animal “Jussara Dog”. Após os tratamentos, os cães serão disponibilizados para a adoção.
Os animais foram resgatados pela Secretaria de Meio Ambiente de Viana, por ONGs, além da Polícia Militar Ambiental, em um canil localizado em uma zona rural de Viana.
No momento do resgate, um dos sócios do canil foi preso em flagrante por maus-tratos a animais domésticos.
Outro sócio ficou responsável por regularizar o canil e arcar com os custos dos atendimentos veterinários a cada um dos animais.