spot_img

Inteligência artificial no mercado pet é real e incontrolável

O Portal Pet On selecionou as principais funcionalidades das ferramentas de IA existentes que permitem de cuidados com a saúde ao mapeamento de comportamentos 

 

O mercado pet tem visto uma transformação significativa com o advento da inteligência artificial (IA). Esta tecnologia está proporcionando avanços significativos em diversas áreas, desde cuidados de saúde até a personalização de serviços, tornando a vida dos animais de estimação e de seus donos mais conveniente, confortável e conectada. Depois de analisar ferramentas e entender mais como funciona, o Portal Pet On traz um compilado de informações sobre como a IA está moldando o presente do mercado pet e o que podemos esperar para o futuro.

Inovações do momento

No que diz respeito a saúde, a IA tem permitido cuidados contínuos e diagnósticos mais precisos. As ferramentas inteligentes estão ajudando veterinários a fazer análises por imagens para detectar doenças em exames como raio-x e ultrassonografias com precisão, muitas vezes, superior à de muitos especialistas humanos. O processo permite intervenções mais rápidas e eficazes.

Quando o assunto é monitoramento dos animais, existe a possibilidade de uso de dispositivos vestíveis, como coleiras inteligentes equipadas com sensores, que permitem a avaliação de saúde dos pets em tempo real. Eles rastreiam atividade física, padrões de sono e outros sinais vitais, alertando os donos sobre potenciais problemas de saúde.

 

Leia Mais:

 

Nos casos de dietas personalizadas, algo que vem se tornando bastante popular no mundo pet, a IA por ser usada para criar planos nutricionais sob medida com base em dados específicos do animal, como idade, peso, raça e condições de saúde. Empresas como a JustFoodForDogs e a Tails.com utilizam algoritmos para recomendar alimentos que atendam às necessidades individuais de cada pet, por exemplo.

As inovações e possibilidades não param por aí. Atualmente, com uso de inteligência é possível criar sistemas de interação entre lojas de produtos pet e clínicas veterinárias com os donos de pet para auxílio em agendamento de consultas, conselhos sobre cuidados e até abastecimento de produtos do dia a dia na rotina e manutenção de cuidados com o pet.

É possível personalizar treinamentos de acordo com o comportamento específico do pet, em apps como o Dogo, com foco em adestramento de cães. Se a intenção é oferecer entretenimento e bem-estar, a IA também está presente em uma série de produtos inteligentes, como bolas que se movem automaticamente e alimentadores programáveis, mantendo os pets ativos e mentalmente estimulados, mesmo na ausência dos donos.

Ou seja, plataformas que mapeiam comportamentos, alimentados por dados, que auxiliam em serviços personalizados para diferentes espécies e subtipos de animais, diante de suas preferências e necessidades.

Vale lembrar tal inteligência é agregadora, porém não definitiva e nem substitutiva, como alertam diversos profissionais consultados pelos Portal.

Os médicos veterinários e os profissionais especializados em atendimentos de pet continuam sendo a base fundamental na condução de cuidados de saúde com animais.

Perspectivas futuras

O futuro do mercado pet com IA promete ainda mais inovações que continuarão a melhorar a qualidade de vida dos animais e facilitar o cuidado por parte dos donos. Algumas tendências esperadas incluem:

  • Telemedicina veterinária avançada: A IA permitirá que consultas veterinárias virtuais sejam tão detalhadas quanto as presenciais, com ferramentas de diagnóstico remoto cada vez mais precisas;
  • Análises preditivas: A combinação de big data e IA permitirá a antecipação de problemas de saúde antes que se tornem graves, através da análise de grandes volumes de dados sobre comportamento e saúde dos pets;
  • Monitoramento detalhado: Novos dispositivos serão capazes de monitorar uma gama ainda maior de indicadores de saúde, fornecendo dados em tempo real para donos e veterinários;
  • Interação humano-animal melhorada: Dispositivos de IA poderão interpretar e responder a sinais de comunicação dos animais, melhorando a interação e compreensão entre pets e humanos;
  • Robôs companheiros: Robôs inteligentes poderão servir como companheiros para animais, oferecendo interação e cuidado quando os donos não estão presentes;
  • Mais personalização de produtos e serviços: A IA permitirá uma personalização ainda maior de produtos e serviços, ajustando-se constantemente às mudanças nas necessidades e preferências dos pets.

A inteligência artificial está criando um futuro em que o cuidado com os pets pode ser mais eficiente, acessível e adaptado às necessidades individuais. À medida que a tecnologia continua avançando, pode-se esperar um mercado pet cada vez mais integrado e inteligente, proporcionando benefícios tanto para os animais quanto para seus donos, lembrando sempre que as ferramentas auxiliam sem substituir o fator humano e animal da participação do processo, principalmente com relação as emoções.

Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

Últimas notícias