Voluntários e lares temporários são as maiores urgências neste momento. Saiba como ajudar
Com a diminuição na mobilização e o fechamento de espaços para resgate de animais, os abrigos remanescentes precisam de ajuda em diferentes frentes. As carências são múltiplas. Faltam voluntários, itens e lares temporários para cuidar dos bichinhos.
De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do Estado (Sema), quase 19 mil animais estão atualmente abrigados em 346 abrigos no Estado. Entre eles, quase 2 mil estão em Porto Alegre.
Em parceria com a prefeitura de Porto Alegre, a AbigeApp Pets registra os animais resgatados e divulga o local onde estão abrigados no seu Instagram. Além disso, a iniciativa ajuda a identificar tutores de cães e gatos a partir de um sistema de microchipagem. Cerca de 30 tutores reencontraram seus animais.
Leia Mais:
- Queda de pelos nos pets: por que acontece?
- Ansiedade por separação
- Como eliminar cheiro de xixi de gato? Conheça algumas dicas
Além disso, a Prefeitura de Porto Alegre criou um pix para receber doações diretamente para o Gabinete da Causa Animal. O valor deve ser destinado ao Fundo Municipal dos Direitos Animais, para a compra de suprimentos e atendimento às necessidades dos animais desabrigados. A chave para as doações é o email: causaanimal@portoalegre.rs.gov.br.
Abrigo do Gasômetro
Depois do encerramento do hospital de campanha da Orla do Gasômetro, que recebia animais resgatados das ilhas, voluntários desenvolveram o Abrigo do Gasômetro, no Kennel Clube na zona sul da cidade. Ainda novo, o abrigo precisa da ajuda de voluntários, inclusive, na área de veterinária. Neste domingo (9), o abrigo realizará sua primeira feira de lar temporário, para conectar animais resgatados com pessoas que possam lhes providenciar maior conforto. As informações estão no Instagram do abrigo.
Onde: Kennel Clube — Estrada Costa Gama, 4198
Necessidades: voluntários e lares temporários
Centro Humanístico Vida
O Centro Humanístico Vida da Avenida Baltazar de Oliveira Garcia, na zona norte, abriga mais de 400 animais. Além de doações, voluntários para os turnos da noite e madrugada são requisitados. Está aberto, também, o cadastro para lar temporário. O contato para apoio é com Matheus Pereira, no celular (51) 99866-0198.
Onde: o Centro Humanístico Vida fica na Avenida Baltazar de Oliveira Garcia, 2132
O que doar: entre as doações com maior urgência estão jornais, tapetes higiênicos, papelão, probióticos, luvas P e M, Soroglobulin, sacos, sachês, desinfetante, premiere papinha desmame e Metronidazol 250 e 400mg. Outros donativos ainda são necessários e podem ser conferidos no Instagram da organização.
Abrigo Ararigbóia
No bairro Petrópolis, estão abrigados mais de 80 animais. Com fêmeas prestes a ganhar filhotes, a maior necessidade do abrigo é a de voluntários, especialmente no turno da noite, para que o local possa receber mais animais. Precisam, ainda, de pessoas que forneçam alimentação para os voluntários. Para o apoio, o contato pode ser feito com Veronica Kreitchmann, voluntária que faz parte da coordenação do abrigo no número (51) 989386583 — o mesmo da chave pix para doações ao abrigo.
Onde: Rua Saicã, 6
O que doar: as necessidades incluem sachês para cães adultos e filhotes, enforcador, peitoral e guia para cães porte GG, caminhas grandes, tinta para impressora, pilha normal para lanternas, medicamentos, sacos de lixo de 100 litros e fitas crepes grandes. Mais itens são necessários, e a lista pode ser encontrada no Instagram do abrigo.
Shopping Iguatemi
O abrigo no sexto andar do estacionamento do shopping Iguatemi ainda tem 150 animais, e precisa de voluntários. O Santuário Voz Animal é responsável por cuidar dos pets no local, e segue em busca de lares temporários para os animais.
Onde: as entregas devem ser feitas diretamente no sexto andar do estacionamento do shopping, situado na Avenida João Wallig, 1800, no bairro Passo d’Areia
O que doar: luvas (P, M e G), ração gran plus e clorofina
Sesc
Atualmente com uma média de 20 animais, o abrigo não precisa mais de voluntários ou adotantes. A necessidade de doações do abrigo são somente sachês. O contato dos interessados em apoiar pode ser feito através do telefone (51) 99214-6024, diretamente com a Desirê Allram, colaboradora que está coordenando o setor de pets no abrigo.
Onde: Av. Protásio Alves, 6220
Pets Resgatados
A iniciativa Pets Resgatados, da protetora Luise Werner, abriga e tenta localizar os donos dos pets resgatados em Gravataí e região. O projeto conta com dois abrigos para acolher os bichinhos. Sua maior necessidade, atualmente, é encontrar um lugar onde seja possível unificar os dois abrigos, já que um dos imóveis só poderá ser alugado até o final de junho. Hoje, os abrigos contam com cerca de 50 pets, que ainda precisam de lares temporários. Ajuda voluntária também é necessária. O contato para apoiar pode ser feito diretamente com Luise, no celular (51) 998971922.
Onde ajudar: Rua José Gomes, 52, Passo das Pedras ou Rua Dom Feliciano, 545, Santa Cruz
Chave Pix: luise.persch@hotmail.com
Abrigo Não Me Deixe Pra Trás
Liderado pela empresária Verônica Nunes, a iniciativa abriga 92 cães e 49 porquinhos e necessita de voluntários. O abrigo Não Me Deixe Pra Trás está em busca de lares temporários e permanentes para cada um dos animais. Além disso, o local precisa de todo tipo de doação, como ração, roupinhas, ração úmida, petiscos e cobertores. Devido à localização afastada, é necessário contratar uma equipe permanente, incluindo um veterinário, pessoal de limpeza e um faz-tudo para o reparo das baias.
Onde ajudar: Rua Antonio Cardoso Da Silva, 445, Sítio São José, Viamão
Chave Pix: 55.345.085/0001-31 (CNPJ)
Secretaria do Bem-Estar Animal
Atualmente, Canoas abriga cerca de 3,8 mil animais, distribuídos entre o abrigo da prefeitura e abrigos de voluntários. No passado, a cidade chegou a ter aproximadamente 9 mil animais em abrigos, mas muitos já foram reunidos com seus tutores ou estão em lares temporários.
A fase dos resgates terminou há cerca de duas semanas, e agora o desafio é acomodar os animais que permanecem nos abrigos. A prefeitura está planejando a construção de um abrigo permanente, onde os animais ficarão até serem adotados. O local já foi escolhido e o projeto dos canis está em elaboração.
Para concretizar esse projeto e manter os bichos, é necessário captar recursos do governo federal e estadual. Esses fundos serão destinados à construção do abrigo e à manutenção dos animais, incluindo alimentação, medicamentos, cuidados diários e limpeza.
Os animais do abrigo da prefeitura começarão a ser castrados no domingo (9), com o apoio do Instituto Caramelo. Todos já foram vacinados e estão sendo microchipados. Nos abrigos geridos por voluntários, os animais também estão recebendo vacinas, castração e microchipagem, com a ajuda do Hospital de Campanha da Prefeitura de São Paulo e da Ampara Animal.
Onde ajudar: Avenida Boqueirão, 1985, bairro Igara, Canoas
Fone: (51) 3429-2924
Mais tipos de ajuda
Vera do Nascimento Tarakdian, em conjunto com sua família, está produzindo caminhas para animais. Com mais de 800 camas já doadas, a produção de Vera depende da arrecadação de tecido, espuma ou dinheiro para comprar insumos. Para colaborar com doações, a chave pix de Vera é no seu número de celular: (51) 99982-1121.
Fonte: Zero Hora