Artigo descobre que cães são capazes de reconhecer regularidades complexas na fala humana, por isso tentam se comunicar conosco
Os tutores de cães podem ter percebido que os seus animais tentam cada vez mais se comunicarem, dando a sensação de que estão conversando quando latem ao responderem ou até mesmo para reclamarem quando estão insatisfeitos. Diante dessas ações intrigantes, a ciência tenta buscar respostas racionais, assim como um estudo de imagem cerebral realizado por pesquisadores húngaros do Departamento de Etologia da Universidade Eötvös Loránd (na Hungria), para investigar como o cérebro deles funciona.
Publicado em 2021, o artigo descobriu que os cães são capazes de reconhecer regularidades complexas na fala humana, por isso tentam se comunicar conosco. De acordo com o trabalho, publicado na revista científica Current Biology, os cães extraem palavras da fala contínua usando cálculos e regiões cerebrais semelhantes ao que acontece com bebês humanos.
Os cães serão capazes de falar um dia?
Na Suécia, esse questionamento também foi estudado e depois de uma análise criteriosa, os cientistas chegaram a uma conclusão de que os cães podem estar passando pela “terceira onda de domesticação” e entrando em uma nova fase de evolução. Para isso, foram observados 60 cães da raça Golden Retriever e como agiam em situações como saber levantar a tampa de um pote de comida, feito intencionalmente para ser impossível de abrir.
Leia Mais:
- Tosse dos Canis preocupa tutores nesta época do ano
- Cachorro mais bonito do mundo é revelado pela ciência
- Cão arteiro destrói casa inteira e viraliza na internet como “artista” do caos
Além disso, outros comportamentos também foram sendo alterados com o tempo, sem ter tanta necessidade de servirem apenas para serem cães de serviço, como pastoreio. No entanto, a evolução é sobre comportamentos e até chegar ao ponto de os cães falarem é algo ainda irreal. Mas, isso não significa que eles não são capazes de entendimento, pois os estudos indicaram que cães acompanham não apenas padrões simples de linguagem, mas também padrões mais complexos.
Fonte: Diário do Comércio