Animais recebem atendimento da ONG Anjos de Rua enquanto aguardam adoção
A Guarda Municipal de Americana, cidade do interior de São Paulo, resgatou, na periferia da cidade, uma cadela e seis filhotes vítimas de maus-tratos. O caso começou após uma denúncia recebida pela corporação. No local, a vereadora e ativista da causa animal Roberta Lima e sua equipe aguardavam apoio para o resgate.
A moradora do imóvel tentou impedir a retirada da cadela, mãe dos filhotes, mas uma médica veterinária foi chamada e, ao avaliar os animais, confirmou o quadro de maus-tratos.
Segundo a ONG Cadeia para Maus-Tratos, que fez o resgate inicial, os animais — seis filhotes de pit bull e a mãe — estavam em condições insalubres: expostos ao sol e à chuva, sem água nem comida, infestados de carrapatos e rodeados por lixo. Após atendimento veterinário, receberam medicação contra parasitas, vermífugo, alimentação e exames de sangue.
Agora, eles estão sob os cuidados da ONG Anjos de Rua, onde permanecerão até estarem aptos para adoção responsável.
Leia Mais:
- Evento de adoção responsável acontece neste sábado em Valinhos, interior de São Paulo
- Espaço Pet do Shopping Eldorado celebra dois anos com mais de 15 mil pets recebidos
- Fim de semana pet no Butantã Shopping terá feira de adoção e encontro de chihuahuas
A tutora foi conduzida à Central de Polícia Judiciária (CPJ), prestou depoimento e foi liberada.
Maus-tratos é crime no Brasil
Maus-tratos contra animais é crime previsto na Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998). Para cães e gatos, a Lei nº 14.064/2020 aumentou as penas, que podem variar de dois a cinco anos de reclusão, além de multa e proibição de guarda.
Entre as situações consideradas maus-tratos estão: abandono, ferimentos, privação de comida e água, manter o animal acorrentado de forma permanente ou exposto a condições insalubres, além de práticas cruéis como mutilação e experimentos dolorosos.
Como denunciar
Casos suspeitos podem ser denunciados por diferentes canais:
- Polícia Militar (190)
- Delegacias de Polícia, incluindo as especializadas em meio ambiente ou proteção animal
- Guarda Municipal (quando houver esse serviço na cidade)
Denunciar é fundamental para interromper situações de sofrimento e garantir que os animais tenham uma nova chance de viver com dignidade.