Equipados com calçados especiais, os heróis de quatro patas ajudam na segurança do evento e ganham cuidados extras para enfrentar as altas temperaturas nos EUA
Durante a Copa do Mundo de Clubes da FIFA, que acontece nos Estados Unidos até sábado (28), não são apenas os atletas humanos que enfrentam o calor escaldante do verão norte-americano. Cães farejadores que atuam na segurança do evento também precisaram de uma ajudinha para seguir com seu trabalho: eles estão usando botinhas especiais para proteger as patas do asfalto quente.
Os cães fazem parte das equipes de segurança que patrulham o entorno dos estádios e áreas de acesso restrito, como o Lincoln Financial Field, na Filadélfia. Com temperaturas elevadas e o asfalto atingindo níveis perigosos, a medida preventiva foi adotar calçados protetores, coloridos e funcionais, que ajudam a evitar queimaduras.
“Seguimos a regra dos sete segundos: se não conseguimos manter a mão ou o quadril encostado no chão quente por mais de sete segundos, então os cães precisam usar as botas”, explica Cody Schwartz, gerente da empresa 3DK9 Detection Services, responsável pelas equipes caninas do evento.
Leia mais:
- 7 raças de cachorro entre as mais teimosas
- Animais com vitiligo encantam a internet e mostram que a condição vai além dos humanos
- Saruê ferida durante poda de árvore no interior de São Paulo alerta para riscos à fauna urbana
Além dos calçados, os animais recebem cuidados especiais: patrulhas são limitadas a 20 minutos, há oferta constante de água, e eles até se refrescam em pequenas piscinas com gelo. Segundo Schwartz, o bem-estar dos cães é prioridade. “Quando estamos com calor, eles estão dez vezes mais. Não conseguimos fazer nosso trabalho sem eles”, afirma.
Embora tenham chamado a atenção do público presente no estádio, as botinhas não são exatamente novidade no universo dos cães de trabalho. Em regiões mais frias dos EUA, por exemplo, cães policiais usam calçados parecidos para se proteger de pisos congelados e produtos químicos usados no degelo das ruas.
Cães farejadores são frequentemente utilizados em grandes eventos, aeroportos e operações policiais. Com faro apurado, são treinados para detectar explosivos, armas, drogas, contrabando e até encontrar pessoas desaparecidas. São parceiros indispensáveis, e merecem todo cuidado e respeito.
A cena dos cães uniformizados e equipados reforça uma mensagem importante: proteção animal também é parte da organização e responsabilidade em grandes eventos. E, claro, mostra como é possível conciliar desempenho e bem-estar, mesmo quando o termômetro insiste em subir.