Golden retriever vem chamando a atenção dos espectadores das competições e se tornou amado não só pelas atletas como também pela torcida
As ginastas americanos têm uma arma secreta para as Olimpíadas de 2024: um amigo de quatro patas chamado Beacon. O golden retriever vem chamando a atenção dos espectadores das competições e se tornou amado não só pelas atletas como também pela torcida.
O pet tem a função de servir de suporte emocional para os esportistas, treinadores e familiares e foi um reforço fundamental para o auxílio das atletas durante a preparação.
Sua treinadora e tutora, Tracey Callahan Molar, leva Beacon (apelidado de “Goodest Boy”, Bom Menino, em tradução livre) para as salas de conferência onde ele aguarda os atletas e os acompanhantes para a sessão de preparo.
Leia mais:
- Cachorros podem usar sapatos? Veterinários esclarecem
- 3 animais que conseguem detectar doenças em humanos
- Vira-lata tem reação cômica ao colocar roupas: ‘Márcia, eu não quero usar isso’
Segundo informações do site ESPN, o golden retriever faz parte do programa de saúde mental realizado Federação Desportiva de Ginástica dos Estados Unidos (USAG, sigla em inglês). A iniciativa tem como objetivo cuidar da saúde dos atletas de forma integral, incluindo o lado psicológico. Beacon chega até a usar uma credencial pelo trabalho realizado.
O cãozinho tem um instinto natural de oferecer apoio emocional às pessoas. “Ele é atraído por duas coisas: ouvir seu nome e um senso inato de quando alguém precisa dele”, contou Callahan ao portal.
Segundo a treinadora, Beacon percebe de forma sensitiva o estresse e vai para o lado da pessoa de imediato. O comportamento é visto em cães de terapia que, assim como Beacon, trabalham como uma “esponjinha emocional”, absorvendo e aliviando o nervosismo das pessoas. Por isso, mesmo passando o dia recebendo carícias, o golden tem uma rotina cansativa, que exige cuidados e horas de descanso.
O animal possui o dom desde filhote, pois começou como cão de terapia de sua tutora, antes mesmo que ela percebesse o talento e o levasse para treinos específicos de obediência e pudesse certificá-lo com o cargo pela Pet Partners. Atualmente, morando em Pasadena, Califórnia, Beacon também tem a rotina de voluntário em hospital locais.