Evento abordou avanços científicos e internacionais para o bem-estar e saúde de cães e gatos
O 10º Simpósio de Clínica Médica e Nutrologia da PremieRpet, realizado na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, da Universidade de São Paulo (FMVZ-USP), destaca-se, a cada ano, como um evento de grande relevância para a Medicina Veterinária e desta vez não podia ser diferente. Realizado no dia 03 de outubro, o evento reuniu palestrantes renomados e trouxe as mais recentes atualizações científicas, sobre temas cruciais para a saúde de cães e gatos, como comportamento, dermatologia, cardiologia e nutrição, comentados por especialistas nacionais e internacionais.
A head de Parcerias Estratégicas da PremieRpet, Ana Carolina Duprat, destacou a presença de palestrantes como a de Dra. Ana Cláudia Balda, que trouxe atualizações internacionais sobre dermatologia de cães e gatos, e do Dr. James Serpell, professor da Universidade da Pensilvânia, que falou sobre como reduzir o medo dos animais em consultas veterinárias. “As palestras foram focadas em proporcionar conhecimento para que os profissionais veterinários possam melhorar a experiência dos pacientes e seus tutores”, ressaltou.
Outra grande contribuição do evento, destacada por Ana Duprat, foi feita pela Dra. Vivian Pedrinelli, com as atualizações do Congresso da Sociedade Europeia de Nutrição Veterinária e Comparada (ESVCN), trazendo novas perspectivas nutricionais para o manejo de cães e gatos. No ESVCN desse ano, realizado na Irlanda do Norte, 17 trabalhos apoiados pela PremieRpet foram apresentados, inclusive o escolhido como o melhor na categoria gatos. O Dr. Caio Duarte, por sua vez, trouxe os mais recentes estudos sobre cardiologia veterinária, focando nas inovações apresentadas no Congresso de Cardiologia Veterinária (ACVI).
Leia Mais:
- Dia de São Francisco: em nome da proteção dos animais
- Outubro Rosa: Vamos falar sobre a prevenção do câncer em pets?
- Onde e quando surgiram os cães domésticos? Ciência busca responder essas perguntas
Em entrevista à nossa equipe, Dr. Serpell comentou um pouco sobre sua apresentação sobre pets que têm medo do veterinário e enfatizou a importância de criar uma experiência positiva para os animais, reduzindo o estresse durante as consultas. “É crucial que os veterinários aprendam a lidar com o medo dos animais para evitar traumas e proporcionar um atendimento mais humanizado”, afirmou.
A médica-veterinária e pesquisadora, Stefani Theodoro, estava presente no evento e compartilhou com nossa equipe a sua paixão pela pesquisa, destacando a importância da colaboração entre a academia e a indústria, algo tão priorizado pela PremieRpet. “As empresas estão cada vez mais valorizando os resultados da pesquisa científica e isso tem impacto direto na saúde dos animais e no bem-estar dos tutores”, afirmou. Stefani também incentivou estudantes a ingressarem no campo da pesquisa, ressaltando os desafios e as recompensas dessa área.
Fonte: Cães e Gatos