A equipe está no local da catástrofe desde sábado (08)
A equipe do programa Paraná Contra Maus-tratos chegou a Rio Bonito do Iguaçu em meio a um cenário de desolação e urgência, após o tornado que devastou a região, com o objetivo de oferecer suporte emergencial não apenas às famílias desabrigadas, mas principalmente aos animais feridos e desamparados pela catástrofe.
Em uma parceria estratégica com o Hospital Veterinário Hpet, a força-tarefa conseguiu mobilizar uma unidade móvel veterinária com mão de obra especializada e insumos essenciais. “Esta iniciativa é fundamental para tratar os animais que sofreram ferimentos graves e garantir a saúde e o bem-estar dos amigos de estimação e de rua afetados pela tragédia”, explicou a coordenadora do programa e vereador de Curitiba Andressa Bianchessi.
O tornado, que iniciou seu percurso na cidade e se estendeu por Laranjeiras do Sul, Guarapuava e Candói, deixou um rastro de destruição. Fortes ventos e tempestades destruíram casas, derrubaram árvores e deixaram centenas de pessoas desabrigadas.
Leia mais:
- Vira-lata é adotado por loja da Hyundai e vira sensação na internet
- Aulas de empatia na Dinamarca voltam aos holofotes e inspiram o mundo, inclusive os amantes dos animais
- Cachorro salta de carro em movimento e vídeo viral reacende alerta sobre transporte seguro de pets
Os números da tragédia, confirmados pela Defesa Civil, são alarmantes: seis mortes e mais de 400 feridos foram registrados até o momento. A solidariedade se torna, portanto, a única resposta possível diante da magnitude do desastre que atingiu o interior do Paraná.
Além do suporte veterinário, a equipe levou consigo os primeiros socorros para os animais, incluindo ração e água, e ainda, o deputado federal Delegado Matheus Laiola conseguiu por meio de emenda de bancada, R$1 mi para ajudar a cidade.
No entanto, a necessidade de ajuda é contínua e urgente. A comunidade pode se unir a esta causa de diversas formas: para doações em dinheiro, a chave Pix é doe@gradbrasil.org.br destinada ao suporte emergencial e logístico; já para doações físicas de água, roupas, ração e alimentos não perecíveis, o ponto de coleta em Curitiba é no HPet, localizado na Rua Vicente Geronasso, 1480, no bairro Boa Vista; por fim, para coordenar outros tipos de contribuições, basta entrar em contato pelo WhatsApp no número (41) 99512-2757.



