Quatro animais foram transferidos da África do Sul para o Brasil; casal de hienas-malhadas também desembarcou em solo paulista
Procurando uma opção de lazer para as férias? Que tal conhecer a mais nova atração do Zoo de SP? O Zoológico de São Paulo recebeu quatro fenecos, três fêmeas e um macho, e se tornou o único da América do Sul a abrigar a espécie. Considerado o menor canídeo do planeta, o animal mede cerca de 20 centímetros de altura, pesa em torno de 1,5 quilo e se destaca pelas orelhas grandes, que podem chegar a 15 centímetros.
Com focinho curto e olhos grandes, o feneco inspirou personagens da cultura pop, como Finnick, do filme Zootopia, e Fennekin, da franquia Pokémon. Também conhecido como raposinha-do-deserto, o animal é nativo do Saara e de regiões áridas do Norte da África.
Adaptação ao extremo
Os quatro indivíduos chegaram ao Brasil após serem transferidos de avião de um centro de reprodução da vida selvagem da África do Sul. Adaptado a ambientes extremos, o feneco tem hábitos noturnos para evitar o calor intenso, patas com pelos densos que protegem do solo quente e pelagem clara que ajuda na camuflagem. A audição aguçada permite localizar presas mesmo sob a areia. Onívoro, alimenta-se de insetos, pequenos vertebrados e vegetais.
Casal de hienas-malhadas também chega ao Zoo
Além dos fenecos, um casal de hienas-malhadas, com pouco mais de um ano, foi transferido para o Zoológico. A espécie ficou conhecida no clássico O Rei Leão, da Disney. Uma de suas principais características é a vocalização que lembra uma gargalhada.
Outra curiosidade: em grupo, as fêmeas são maiores, mais fortes e lideram as decisões. Em relação à caça, esses animais possuem uma das mordidas mais potentes entre os mamíferos, capazes de quebrar ossos e aproveitar praticamente toda a presa. Adaptáveis, habitam principalmente a África, mas também estão presentes em regiões da Ásia, ocupando savanas, florestas e áreas semiáridas.
Todos os animais recém-chegados farão parte do programa de reprodução e serão embaixadores de educação da instituição.



