São seis cãezinhos que estão sob a guarda da Prefeitura e prontos para encontrar um lar definitivo
A Campet – Feira de Adoção de Animais em Campinas será realizada neste sábado, 27 de setembro, das 9h às 13h, na Praça de Esportes Emil Rached, no DIC VI, no Distrito do Ouro Verde. A ação é promovida pela Prefeitura de Campinas, por meio do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal (DPBEA), e vai disponibilizar seis cães, com idades entre 1 e 4 anos, prontos para ganhar um novo lar.
Os pets foram resgatados pelo SAMU Animal, serviço que atende situações de maus-tratos, acidentes ou doenças em animais domésticos na cidade. Todos passaram por atendimento veterinário, estão verminfugados, castrados, microchipados e prontos para adoção responsável. Veja fotos dos pets abaixo.
Feira de adoção reforça combate ao abandono animal
Além de incentivar a adoção, a Campet busca conscientizar a população sobre a importância de prevenir o abandono, maus-tratos e crueldade contra os animais. Normalmente realizada aos domingos, no Parque Taquaral, a feira terá edição especial no Ouro Verde, aproximando a iniciativa de mais famílias interessadas em adotar um pet.
Neste ano, o DPBEA já contabiliza 157 adoções de cães e gatos, resultado de feiras presenciais e atendimentos diretos no departamento.
Adoção responsável
O secretário do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Braz dos Santos Adegas Júnior, destacou a importância da iniciativa. “A adoção é um ato de amor que transforma a vida de um animal e de quem o acolhe, mas é fundamental que os novos tutores compreendam a responsabilidade que assumem, garantindo cuidado, carinho e segurança por toda a vida do pet”.
Veja quem são os cães que estarão na Campet – Feira de Adoção:
Shamu, 4 anos
Cleide, 1 ano
Heitor, 3 anos
Barbudo, 2 anos
Emma, 2 anos
Amendoim, 1 ano
Como adotar?
Os interessados em adotar um dos cães devem ter mais de 18 anos e apresentar documentos pessoais e comprovante de endereço. A equipe do DPBEA entrevistará os candidatos e, no momento de levar o animal, será preciso ter coleira e guia em mãos.
Abandono
O abandono e/ou maus-tratos a animais configuram crime e, portanto, devem ser denunciados e punidos. A lei municipal nº 15.449/17 estabelece normas envolvendo a proteção, a defesa e o bem-estar animal no município de Campinas.
O artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998), da legislação federal, penaliza com detenção de três meses a um ano quem pratica maus-tratos contra animais. A denúncia pode ser feita pelo sistema 156 da Prefeitura de Campinas.
Conheça os bichinhos do DPBEA
Além dos animais que estarão na feira, é possível conhecer todos os animais que estão disponíveis para adoção pelo Portal Animal Campinas, acessado no endereço eletrônico: https://portalanimal.campinas.sp.gov.br.
Basta entrar na página para ver as fotos e as informações dos bichinhos. No portal, há a descrição da personalidade do pet, fotos e informações dos que ainda estão em tratamento e daqueles que já estão disponíveis para adoção.