Elanco lança primeiro medicamento oral para tratar anemia em gatos com doença renal crônica

Produto inédito estimula a produção natural de eritropoetina e promete mais praticidade e segurança no manejo da DRC felina

 

A Elanco Saúde Animal acaba de lançar no Brasil o Varenzin, primeiro medicamento veterinário oral indicado para o tratamento da anemia em gatos com doença renal crônica (DRC). A novidade marca um avanço importante na medicina veterinária felina, ao estimular o próprio organismo do animal a produzir eritropoetina (EPO) – hormônio essencial para a formação de glóbulos vermelhos.

A DRC é uma das doenças mais comuns em gatos idosos, afetando entre 15% e 30% dos felinos com mais de 12 anos, segundo estudos da área. O problema é silencioso e progressivo, dificultando o diagnóstico precoce. Com o avanço da doença, uma das complicações mais frequentes é a anemia, que pode atingir até 65% dos animais. Essa condição está relacionada à redução da produção de EPO pelos rins comprometidos.

Leia mais: 

De acordo com Mariana Cappellanes Flocke, médica-veterinária e consultora técnica sênior de Pet Health da Elanco, até recentemente, o tratamento mais comum envolvia o uso de eritropoetina de origem humana, uma alternativa off-label — ou seja, o uso de um medicamento fora das indicações oficialmente aprovadas pelas autoridades regulatórias. Além disso, o produto exigia aplicações injetáveis e podia causar reações adversas, já que foi desenvolvido para humanos

“Com esse novo produto, o tratamento se torna mais prático, seguro e eficaz. O medicamento é de uso oral e estimula o próprio organismo do gato a produzir a EPO necessária, sem necessidade de injeções”, explica a profissional.
O princípio ativo do Varenzin, o molidust, atua bloqueando a enzima prolil hidroxilase, responsável por inibir a produção de EPO. O resultado é o estímulo contínuo da produção natural do hormônio, combatendo a anemia associada à DRC. O produto é apresentado em forma oral palatável, com aroma de peixe e base oleosa, facilitando a administração diária pelos tutores em casa.

O lançamento amplia o portfólio da Elanco voltado à doença renal crônica em felinos, que já inclui Elura (para manejo do apetite e perda de peso) e Fortekor, amplamente utilizado no tratamento da DRC em cães e gatos.

“A novidade representa um avanço importante no manejo da anemia felina, permitindo protocolos mais completos e personalizados, além de reforçar o compromisso da companhia com o bem-estar e a qualidade de vida dos pets”, destaca Flocke. A iniciativa amplia as opções terapêuticas disponíveis para os médicos-veterinários no tratamento de doenças crônicas que acometem especialmente os gatos idosos.

Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

Últimas notícias