spot_img

Como funciona a “maconha dos gatos”

Preferência da maioria dos felinos, erva provoca resposta animada e promove o bem-estar

 

 

Quem tem gato já sabe dos poderes do catnip, a erva-dos-gatos, que provoca uma resposta entusiasmada nos felinos. Até mesmo parentes não domesticados – como leões e tigres – podem reagir bem à planta da espécie Nepeta cataria. A reação rendeu inclusive o apelido de “maconha dos gatos”, tamanha a alteração de comportamento que promove em alguns deles.

Em primeiro lugar, é bom deixar claro: o catnip é seguro, não funciona como uma droga no cérebro dos felinos (ou seja, a comparação com a maconha é só uma metáfora, sem uma relação real) e seus efeitos costumam ser bem-vindos.

A erva é uma aliada na busca por criar um ambiente mais confortável e propício ao bem-estar dos pets. Por isso, vale aprender um pouco mais sobre como ela age.

Como funciona o catnip?

O segredo do catnip está nas substâncias presentes nas folhas e caule da planta, conhecidas como nepetalactonas. Esses compostos têm a função de protegê-la contra insetos seu óleo inclusive é usado para fazer alguns repelentes). São eles que acabam gerando uma resposta olfativa na maioria dos gatos domésticos e em seus parentes do mundo selvagem.

 

Leia Mais:

 

Quando um felino tem os genes que respondem positivamente às nepetalactonas, áreas do cérebro associadas ao bem-estar são ativadas. Normalmente, a resposta começa com um estado de aparente euforia e excitação, seguido de um momento de grande relaxamento.

Enquanto durar a fase ativa diante do catnip, gatos podem ter diferentes reações: rolar pelo chão, se esfregar na erva, cheirá-la insistentemente ou até tentar comê-la (é importante frisar que não há problema em ingerir o catnip). O efeito costuma ser rápido, e em torno de 10 a 20 minutos após a exposição o gato “volta ao normal”, já que acaba ficando dessensibilizado ao cheiro.

Quando usar catnip

Um dos usos básicos da erva é ajudar o gato a se sentir bem. O recurso é bem-vindo quando o pet está em ambientes diferentes ou após uma situação estressante. Mas não é a única maneira de tirar proveito do catnip!

O produto também pode ajudar seu amigo felino a gastar suas energias ao longo do dia, e há brinquedos recheados com a erva para incentivar esse processo. Quando o bichano estiver entediado, colocá-lo diante de algo contendo a planta pode ser uma boa pedida para ajudá-lo a se divertir.

Ela também é uma aliada na tentativa de “treinar” o bicho a abandonar hábitos indesejados. Por exemplo, se você está tentando fazer controlar a destruição de um sofá com as unhas, esfregar um pouco de catnip no arranhador “adequado” pode acostumá-lo a procurar aquele lugar antes.

Meu cato não dá bola pro catnip. É normal?

Sim! Embora a erva funcione para a maioria dos felinos, a típica resposta tem origens genéticas – e nem todos os gatos nascem com essa preferência.

Embora não haja um número exato, algumas estimativas apontam que entre 20 e 30% dos gatos são indiferentes ao composto.  Não é motivo para se preocupar, e sim um empurrão a mais para procurar outras maneiras de entreter seu amigo peludo.

Fonte: Veja

Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

Últimas notícias