Como as calopsitas não deitam, é comum os seus tutores não saberem quando estão dormindo
Sim, a calopsita dorme. Porém, não é como estamos acostumados, com longas horas de sono profundo ou deitando. Conversamos com o biólogo Thiago Sá, que explicou tudo sobre os hábitos dessas aves para tirar uma soneca. Confira!
Como a calopsita dorme? Biólogo explica!
Como as calopsitas não deitam para dormir, é comum os seus tutores não saberem quando estão tirando um cochilo. Mas, como o sono dessa ave é leve, acredita-se que elas realizem o chamado “descanso unilateral do cérebro”, como explica Thiago Sá:
“O descanso unilateral é uma situação na qual metade do cérebro da ave ‘desliga’ enquanto a outra metade continua ativa. Posteriormente, as metades invertem o descanso/atividade”, comentou.
Portanto, esse método permite que as aves descansem sentadas em seus poleiros, sem o risco de cair. Desvendando uma das dúvidas mais comuns da natureza: como a calopsita consegue dormir em pé.
Agora que sabemos que as calopsitas dormem, qual será o tempo necessário de sono que precisam? O biológico responde:
Leia mais:
- Dia de São Francisco: em nome da proteção dos animais
- 3 sorvetes caseiros para refrescar os animais no calor
- Onde e quando surgiram os cães domésticos? Ciência busca responder essas perguntas
“Entre 10h e 14h, dependendo da época do ano. No verão, onde os dias são mais longos e as noites mais curtas, as calopsitas tendem a dormir menos. Já no inverno, quando os dias são mais curtos e as noites mais longas, as aves descansam mais”, explicou.
Porém, é importante destacar que o sono da calopsita não é direto, uma vez que o cérebro intercala o descanso de cada uma das metades do cérebro.
Essa é estratégia de sobrevivência, já que as calopsitas são “presas fáceis ” em seu ambiente natural e precisam sempre ficar em alerta.
É importante as calopsitas terem um bom sono?
Dormir bem garante que elas vivam felizes e interajam com os tutores com carinho. Quando uma calopsita não dorme bem, seu organismo retém altos níveis de cortisol, o hormônio do estresse, deixando-a irritada e arisca.
Além disso, o biólogo Thiago Sá reforça: “Como todas as aves, o descanso das calopsitas deve respeitar o fotoperíodo. Ou seja, elas devem permanecer ativas durante o dia (comendo, brincando e interagindo) e descansar à noite, momento em que dormem”.
O que fazer para as calopsitas dormirem bem?
Criada em cativeiro, o melhor lugar onde a calopsita dorme é no poleiro e se houver disponibilidade, o tutor pode colocar a gaiola em um cômodo silencioso.
“O ideal é que assim que anoiteça, o tutor cubra a gaiola e faça o mínimo de barulho possível. Elas devem ser bem alimentadas durante o dia e se movimentar bastante. Quando elas ficam bem ativas durante o dia, ficam cansadas, garantindo uma boa noite de sono”, completou o biólogo Thiago Sá.
Se por acaso a sua calopsita dorme de dia, é preciso deixar a gaiola em um espaço que não receba luz intensa, barulhos e circulação de pessoas.