Animais de até quatro anos de idade e portadores de osteoartrite foram tratados com grapiprant, suplementação de óleo de peixe, e com exercícios físicos durante quatro meses
A osteoartrite canina (OA) é uma condição mais comum do que muitos imaginam e, surpreendentemente, não atinge apenas cães idosos. Estudos recentes indicam que cerca de 25% dos cães com menos de 4 anos também sofrem de dores articulares causadas por essa doença degenerativa. Sabendo disso, a Elanco Saúde Animal decidiu investigar mais a fundo como cães jovens poderiam se beneficiar de um tratamento contínuo e abrangente, que aliviasse a dor e ajudasse esses animais a manterem uma vida ativa e saudável.
Conduzido pelo professor e cientista clínico Masataka Enomoto e sua equipe, o novo estudo2 “Resposta ao tratamento com Grapiprant como parte de um regime multimodal padrão em cães jovens com dor associada à osteoartrite” analisou os efeitos de um tratamento multimodal em cães entre 9 meses e 4 anos que já apresentavam sinais claros de dor e dificuldade de movimento devido à osteoartrite. A pesquisa combinou o uso de antiinflamatório não esteróide (AINE) – o Grapiprant –, suplementos de ômega-3 e uma rotina de exercícios de baixo impacto adaptada para cada animal.
Manifestações de dor que o tutor deve observar
Ao contrário dos humanos, que conseguem expressar onde e como sentem dor, os cães dependem de seus tutores para identificar o problema. Mariana Cappellanes Flocke, médica-veterinária e consultora técnica sênior da Elanco Brasil para Pet Health, enfatiza a importância do papel do tutor nesse processo: “É comum que tutores acreditem que osteoartrite só aparece em cães mais velhos, mas o estudo mostra que essa condição afeta também cães jovens. Ficar atento aos sinais é essencial. Se o seu cão evita brincar, tem dificuldade em realizar atividades simples ou reage ao toque em alguma parte do corpo, esses podem ser indícios de dor nas articulações.”
Leia mais:
- Ansiedade canina: entenda as causas, os sintomas e como lidar com o problema
- Diabetes: diagnóstico precoce e controle da doença garantem longevidade aos pets
- Como saber se o gato está ficando idoso? 8 sinais que ajudam os tutores
Mariana recomenda que, ao perceber esses sinais, o tutor consulte o veterinário para um diagnóstico precoce, pois, quanto antes a OA for tratada, maior a chance de oferecer ao cão uma vida mais confortável e sem limitações.
Resultados que indicam melhorias reais para os cães
Durante os quatro meses de estudo, os tutores dos cães participantes relataram melhorias significativas nos níveis de dor e disposição dos animais. Grapiprant, que age diretamente no alívio da dor e inflamação sem prejudicar o sistema gastrointestinal, renal ou hepático, provou mais uma vez ser seguro e eficaz, especialmente quando combinado com suplementos de ômega-3, conhecidos por auxiliar na saúde das articulações. Além disso, uma rotina de exercícios adaptada foi importante para fortalecer a musculatura e auxiliar na mobilidade dos cães.
“Para muitos tutores, ver a melhora dos cães é um alívio, pois a osteoartrite pode ser desafiadora tanto para o animal quanto para o dono,” explica Mariana. “Com o tratamento certo, é possível permitir que esses pets vivam de forma mais ativa, mesmo com a condição.”
Tratamento da OA – A Elanco traz em seu portfólio o medicamento Galliprant™, desenvolvido para levar bem-estar para cães portadores de osteoartrite de uma forma segura. Diferente dos AINEs tradicionais, ele age de forma direcionada, bloqueando o receptor EP4 — responsável pela mediação da dor e inflamação relacionadas à osteoartrite.
Sua prescrição é recomendada para curto, médio e longo prazo, sem riscos para a saúde do animal, com perfil de segurança exclusivo na manutenção das funções gastrointestinais, renais e hepáticas.
“Os resultados do estudo são bastante animadores e indicativos de que o tratamento multimodal, como sempre apoiamos, pode ser uma boa linha de conduta para o manejo da dor da osteoartrite canina, possibilitando que esses animais tenham uma vida longa e com qualidade”, finaliza Mariana.
Acesse o estudo completo aqui.
Para saber mais sobre OA, clique aqui.
Para ficar por dentro de outras novidades da Elanco, acesse www.meupet.elanco.com e siga as nossas redes sociais @elancopetsbr (Instagram) e @elancobrasil (Linkedin).