Os animais são os protagonistas e ganham guirlandas de calêndula e petiscos especiais
No Nepal, existe um festival chamado Tihar, onde os cães são tratados como verdadeiras celebridades. Essa festa hindu, que acontece todos os anos entre outubro e novembro, dedica seu segundo dia inteirinho para homenagear nossos amigos de quatro patas.
Nesse dia especial, chamado Kukur Tihar, todos os cães — sejam pets ou de rua — recebem colares de flores, marquinhas coloridas chamadas tika na testa e, claro, muitos petiscos. Eles são reverenciados por sua amizade, lealdade e por ocuparem um papel importante na mitologia hindu: acredita-se que o Deus da morte Yama tenha dois cães de guarda que vigiam os portões do inferno.
Leia mais:
- Cadelinha se deita no colo de Jesus em igreja de SP
- Entenda a diferença entre crise epiléptica e epilepsia em pets
- Cachorro caramelo vira guardião das tartarugas no México
Mas não são só os cães que têm vez no Tihar. Ao longo dos cinco dias de festival, os nepaleses também prestam homenagens a corvos, vacas e bois, cada um com seu momento especial. As casas ficam todas iluminadas com pequenas velas (diyas) e decoradas com padrões coloridos feitos no chão usando arroz, areia ou pétalas de flores.
Além das homenagens aos bichos, o festival também celebra a prosperidade, com orações à deusa Lakshmi, e traz muita diversão: crianças vão de casa em casa cantando e pedindo presentes, enquanto fogos de artifício iluminam o céu.
O Kukur Tihar ficou famoso nas redes sociais e chegou a inspirar, em 2016, um grupo de ativistas no México a organizar uma versão local do festival, como um contraponto ao polêmico Festival de Carne de Yulin, na China.
Enquanto muitos lugares do mundo ainda precisam evoluir no cuidado com os animais, no Nepal os cães ganham um dia só para serem celebrados e nos lembram como a amizade deles é motivo de festa.