Cachorro brincando é muito mais que um passatempo, é a liberdade de poder expressar seu comportamento natural
Uma das melhores experiências para um tutor, é poder ver o pet se divertindo e tendo seu comportamento natural como espécie. Ter um cachorro brincando feliz e saudável é extremamente importante e traz diversos benefícios para seu bem-estar. Por isso, separamos aqui algumas dicas para você melhorar a diversão do seu cão!
Brinquedos para cachorro e sua importância
Antes de serem domesticados, os cães viviam para caçar, sobreviver e perpetuar sua espécie. Hoje, seus instintos de caça são bem mais fracos do que antigamente, mas isso não quer dizer que os pets não sintam prazer quando têm brinquedos para expressar esse comportamento natural.
Já notou como muitos cães adoram destruir seus brinquedos? Isso se explica justamente, pois nesse momento, o cachorro brincando está expressando seu comportamento natural, que seria de destroçar a caça. Portanto, quando seu pet estiver se divertindo ao morder um brinquedinho, não se zangue.
Leia Mais:
- 8 comportamentos curiosos e intrigantes dos gatos
- Vendedora agradece cão caramelo por ser o único cliente que entrou na loja: ‘Alegrou meu dia’
- Casos frequentes de leishmaniose visceral (LV) reforçam necessidade de prevenção nos cães
Mas lembre-se: supervisione a brincadeira, pois apesar de destruir, o cachorro não pode comer o brinquedo, já que isso pode causar engasgo e asfixia!
Se o seu pet está destruindo rapidamente a pelúcia que você oferece, aposte – ocasionalmente – em uma combinação de mordedor + pelúcia, assim, ele poderá dividir o foco da brincadeira.
Além do benefício de poder expressar seu comportamento natural, os brinquedos para cachorro também são positivos por vários motivos, como:
- Entretém pets que ficam sozinhos em casa;
- Auxiliam no bem-estar físico e mental;
- Estimulam a movimentação dos músculos;
- Ajudam na limpeza bucal.
Variedade de brinquedos para cachorro
Conforme os cães conquistaram espaço dentro das casas de seus tutores, os brinquedos – que antes eram ossos ou brinquedos de bebês – evoluíram, sendo que hoje é possível encontrar uma variedade de opções em diferentes tamanhos e materiais, além das múltiplas funções.
Os primeiros brinquedos para cachorro eram feitos de borracha e com apito interno, que hoje já sabemos que, apesar de serem a opção queridinha de muitos cães, não devem ser oferecidos sem supervisão.
Além de assustar alguns cães, o apito, se engolido, pode causar engasgos e asfixia, por isso, se oferecer esse tipo de brinquedo, tenha muito cuidado e sempre supervisione a brincadeira.
Aposte em diferentes tipos
Hoje o que não falta são opções de brinquedos para cachorro. Por isso, sempre há uma nova forma de entreter o pet e descobrir o que ele gosta, fazendo com que ele não enjoe e mantenha uma rotina de exercícios físicos e mentais.
Há quem pense que o cachorro não goste de nenhum brinquedo, mas não é bem assim. Da mesma forma como nós, os cães têm suas preferências, e alguns brinquedos podem não ser tão interessantes. Portanto, a dica aqui é oferecer variadas opções até encontrar a que mais agrada o seu bichinho.
Além de oferecer diferentes opções de brinquedos, é muuuito importante que a apresentação do produto seja feita de forma divertida. Não basta apenas comprar uma pelúcia nova e jogar para o pet, é essencial instigar, criar brincadeiras criativas para o cão se interessar.
Conheça cada tipo
É incrível como hoje o mercado pet possui uma vasta variedade de brinquedos para cachorro. Desde as famosas pelúcias até as tradicionais bolinhas, cada tipo tem a sua importância e pode ajudar muito na diversão do seu pet.
Como dissemos, brincar é algo extremamente importante, já que auxilia no desenvolvimento físico, social e cognitivo do cão, além de estar ligado ao seu instinto de caça. Além disso, vale destacar que cada tipo de brinquedo ajuda a estimular seus sentidos, o que é muito positivo.
Portanto, para te ajudar ainda mais a entender a importância de se ter sempre um cachorro brincando, mostraremos a seguir – de uma forma simplista – a sequência comportamental de uma caçada, do ponto de vista do caçador e como cada tipo de brinquedo ajuda na imitação de cada uma dessas etapas:
Farejar
Brinquedos com odores de alimentos, como mordedores, são importantes para aguçar o faro, um dos sentidos mais desenvolvidos dos cães e que na caça é usado para detectar uma presa, mesmo que distante.
Visualizar
Brinquedos que imitem uma presa, tendo textura, peso e volume, como bichos de pelúcia, também são ótimas pedidas para o sentido da visão.
Perseguir
Para imitar a fuga de uma presa, aposte em brinquedos que estimulem a mobilidade e a interação, como, por exemplo: bolinhas e dispensadores de petiscos.
Capturar, lutar e abater
Nesta etapa da “caça”, o legal é brincar com brinquedos com sons, como bichos de látex e vinil, pois são bastante motivadores.
Mastigar e ingerir
Para essa etapa, ofereça opções que desafiem positivamente o seu pet a conseguir alimento, como os brinquedos recheáveis, por exemplo.
Roer
Ao final da caça, os caninos costumam roer a carcaça de grandes presas. Para os cães, esse comportamento pode ser imitado por meio de mordedores.
Fonte: Petlove