A força emergente do mercado pet no Nordeste

 

*Por Cleidson Alcantara

A força emergente do mercado pet no NordesteO crescimento do mercado pet no Brasil impressiona. De acordo com dados oficiais, entre 2019 e 2024, o faturamento do setor mais que dobrou, passando de R$ 35,4 bilhões para R$ 75,4 bilhões. Já somos o terceiro maior mercado do mundo. Se considerarmos a quantidade de animais de companhia, o Brasil sobe ainda mais no ranking. A estimativa é que tenhamos no país cerca de 160 milhões de animais de estimação, o terceiro maior volume do mundo.

Por região, o Sudeste ainda é o grande destaque, respondendo pela maior fatia do faturamento. Mas a região Nordeste tem avançado a passos largos e já ocupa a segunda posição. Quem acompanha o segmento de perto — seja como tutor, veterinário, fabricante, distribuidor ou revenda — percebe facilmente as mudanças e o desenvolvimento registrados nos últimos anos. E a tendência é de crescimento contínuo.

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Responsável por cerca de 21% da população pet brasileira, nos últimos cinco anos, o Nordeste passou a atrair mais atenção das grandes empresas do setor. Entre as mudanças mais significativas, três se destacam: a chegada dos grandes distribuidores, o crescimento das megalojas e a especialização do mercado.

Se até pouco tempo o mercado nordestino era atendido exclusivamente por distribuidores regionais, hoje já vemos a atuação de grandes distribuidores nacionais na região. Entre eles, podemos citar a Bartofil e a Vetminas.

O varejo também tem passado por rápidas transformações. Em 2018, o Nordeste recebeu sua primeira loja da Cobasi e, em 2019, a primeira unidade da Petz. Em 2022, quando a Cobasi adquiriu a rede cearense Mundo Pet, a expansão pela região se intensificou. Já a Petz, até o final de 2024, possuía mais de 25 unidades na região, incluindo megastores. Agora, com a fusão em andamento entre Cobasi e Petz, a nova rede se aproxima de 50 lojas, distribuídas por todos os estados do Nordeste. Esse número é um exemplo claro de como a região tem ganhado representatividade no faturamento total do setor.

Acompanhando esse movimento de expansão, os serviços especializados e clínicas veterinárias diferenciadas também cresceram. Hoje, é comum encontrar clínicas especializadas, hospitais veterinários e até spas para pets em diversas cidades nordestinas. A inovação vai além dos serviços: clínicas com atendimento 24 horas já são realidade.

Os médicos-veterinários têm apostado na segmentação e se especializado cada vez mais. Isso tem impulsionado o surgimento de clínicas voltadas a nichos específicos, como aromaterapia, nutrição, cromoterapia, fisioterapia, dermatologia e acupuntura.

Proporcionar saúde e bem-estar aos animais de estimação é o principal objetivo do setor, e todo o segmento caminha nessa direção. O Nordeste já representa cerca de 20% do faturamento do mercado pet brasileiro e, com todo esse foco e crescimento, esse percentual tende a aumentar ainda mais.

*Cleidson Alcantara é médico-veterinário e gerente regional da Chemitec Agro-Veterinária.

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