Campanha busca dar visibilidade aos pets em busca de um lar e reforçar a causa da proteção animal
Ao longo de setembro, Arapongas (PR) promove ações especiais para incentivar a adoção responsável e homenagear o cãozinho caramelo – símbolo dos vira-latas brasileiros e queridinho da internet.
A iniciativa faz parte da lei municipal que instituiu o “Setembro Caramelo”, aprovada em 2023. A proposta foi do diretor de Meio Ambiente, Rodrigo Cesar de Almeida de Deus, e busca chamar a atenção para o bem-estar animal e o futuro dos pets que aguardam um lar no Centro de Acolhimento Transitório de Adoção da cidade. A próxima feira acontece dia 27 de setembro, das 9h30 às 13h30, na Praça do Santuário Nossa Senhora Aparecida (Igreja Matriz)
Esses animais chegam até nós vítimas de abandono ou maus-tratos. Cuidamos, castramos, garantimos a saúde deles e, então, buscamos famílias dispostas a adotar com responsabilidade”, destacou Rodrigo.
Leia mais:
- Cuidados veterinários para peixes é uma especialidade
- Mercado pet cresce nos supermercados e amplia estratégia de fidelização
- Mutirão garante atendimento veterinário a mais de 100 animais no DPBEA
Além da campanha, a prefeitura também planeja a implantação de uma clínica veterinária pública em Arapongas. O espaço deve receber um investimento de R$ 1,5 milhão, provenientes de emendas específicas para a causa animal.
Caramelo, o cachorro do Brasil
O famoso vira-lata caramelo já foi até cotado para estampar a nota de R$ 200, em 2020, mas acabou “perdendo” o posto para o lobo-guará. Ainda assim, sua popularidade só cresceu. Tanto que há um projeto de lei em andamento na Câmara dos Deputados, apresentado pelo deputado Felipe Becari (União Brasil/SP), que propõe reconhecer oficialmente o termo “vira-lata caramelo” como patrimônio cultural imaterial do Brasil.
Com o Setembro Caramelo, Arapongas reforça a importância da adoção responsável e espera garantir novos lares para muitos pets que hoje aguardam uma família.