Cenário paradisíaco entre trilhas e mirantes abriga felinos resgatados e revela desafios da proteção animal
Um cantinho inusitado entre os bairros Itaguaçu e Bom Abrigo, na parte continental de Florianópolis, tem chamado a atenção de moradores e turistas — e ganhado repercussão nas redes sociais. É a chamada “Praia dos Gatos”, um cenário de trilhas, mirantes e uma vista privilegiada, onde dezenas de gatos circulam livremente à beira-mar.
Apesar da paisagem paradisíaca, a presença dos felinos revela uma realidade mais complexa. A maioria dos animais foi abandonada ou resgatada em situação de maus-tratos, com ferimentos e sinais de desnutrição, segundo o grupo de voluntários Gatos do Mirante, que atua na região há mais de quatro anos.
Formado por moradores e apoiadores da causa animal, o grupo se organiza de forma independente para alimentar os gatos, garantir cuidados veterinários e promover a castração dos animais. O esforço busca controlar a população felina, melhorar a qualidade de vida dos animais e garantir mais bem-estar e segurança para os moradores — uma questão que também envolve saúde pública.
Leia mais:
- Unhas dos pets: mais que estética, o cuidado é questão de saúde
- Feira de adoção no Raposo Shopping busca novos lares para cães resgatados
- Cão Bastião vai parar em bar após fuga e vídeo viraliza na internet
Em 2024, a convivência entre moradores e felinos gerou tensões. Alguns vizinhos chegaram a denunciar a presença dos gatos, apontando incômodos com o aumento da população. Em resposta, os voluntários divulgaram uma carta aberta, esclarecendo que os animais estavam castrados, recebiam ração de qualidade e acompanhamento veterinário regular.
“Depois de quatro anos de árduo trabalho social no Mirante das Palmeiras, os gatinhos do mirante estão castrados e com saúde, possuem assistência veterinária, são alimentados com ração premium e, por isso, não se vê mais lixos rasgados, gatos nas ruas ou invasões nas propriedades daqueles que tanto reclamam”, escreveu o grupo.
A “Praia dos Gatos” segue sendo um ponto curioso e cheio de histórias — onde beleza natural e dedicação à causa animal caminham lado a lado.