O evento, que acontece em outubro, abre com palestra sobre nutrigenômica e longevidade em pets
Você sente que a medicina veterinária pode — e deve — ir além do cuidado tradicional? Que existe um caminho mais humano, empático e integrativo para cuidar dos animais e das pessoas que os amam?
É com esse olhar que acontece, nos dias 17 e 18 de outubro, em São Paulo, a Terapêutica Pet 2025 — a primeira conferência totalmente dedicada à medicina integrativa veterinária no Brasil. O evento vai reunir especialistas renomados em práticas como acupuntura, ozonioterapia, nutrologia, terapia neural, quiropraxia, aromaterapia e muito mais.
A abertura do evento será conduzida pela médica veterinária integrativa Laizi Braggio, fundadora da Sintonia Pet, com a palestra “Nutrigenômica e longevidade em pets”, um tema inovador que une ciência, nutrição personalizada e bem-estar animal.
Através do estudo da nutrigenômica podemos observar qual o alimento e qual é a composição para os animais, e em determinado momento da sua vida. É possível otimizar a saúde dos pets através da nutrição e, inclusive, evitar que padrões de doenças se instalem. Certos alimentos podem ativar ou inibir genes relacionados à saúde, prevenindo doenças, evitando inflamações e colaborando para uma maior longevidade,explica Laizi Braggio.
Leia mais:
- Medicamentos veterinários falsos colocam em risco a vida dos pets
- Inverno exige atenção redobrada à saúde articular de cães e gatos idosos
- Clínica em São Paulo lança campanha de castração de machos com preços acessíveis em julho
E continua: “A nutrigenômica pode auxiliar na modulação genética, ser personalizada para cada paciente e assim promove o melhor funcionamento de cada organismo, com disposição e energia. Um exemplo do uso da nutrigenômica seria o uso de ômega 3 para prevenir alterações cardiovasculares, dermatopatias e reduzir inflamações.”
A recomendação é sempre procurar orientação de um médico veterinário qualificado antes de adotar qualquer mudança na dieta do animal, especialmente com base em análises nutrigenômicas.
Outras palestras confirmadas:
O evento ainda contará com uma programação rica e variada. Veja alguns dos temas:
• Especificidade na escolha do tipo de alimentação para o seu paciente – Michelle Agostinho
• Demência: até que ponto é disfunção cognitiva? – Raquel Cantarella
• Aromaterapia e problemas relacionados à separação: enfoque farmacológico e neurobiológico – Guilherme Santos
• Ozonioterapia: novas técnicas em pequenos animais – Jean Joaquim
• Acupuntura e Bioenergética – Danny Pérez
Ao todo, serão 16 horas de conteúdo, com palestrantes que representam a vanguarda da medicina veterinária integrativa no Brasil.
Um setor em expansão
A medicina integrativa veterinária está crescendo rapidamente e atraindo cada vez mais profissionais e tutores que buscam abordagens complementares e menos invasivas para cuidar da saúde dos pets.
A Terapêutica Pet 2025 nasce como um espaço de conhecimento, conexão e transformação, unindo ciência e sensibilidade no cuidado animal.
Serviço:
Data: 17 e 18 de outubro de 2025
Local: Centro de Convenções Milenium – São Paulo (SP)
Inscrições e mais informações: Clique aqui