A iniciativa foi idealizada pelo síndico Márcio dos Santos, que encontrou uma solução para minimizar os problemas relacionados aos felinos
Os cuidados com animais abandonados têm se tornado uma preocupação crescente em muitas cidades. O Condomínio Terra Nova I, localizado na Artêmia Pires, em Feira de Santana, deu um belo passo ao implementar um gatil para abrigar e cuidar de gatos que circulam pelo local. A iniciativa foi idealizada pelo síndico Márcio dos Santos, que encontrou uma solução para minimizar os problemas relacionados aos felinos e, ao mesmo tempo, garantir o bem-estar dos animais.
“O objetivo foi proteger a integridade física desses animais e, ao mesmo tempo, solucionar a problemática que eles causam aos moradores e ao meio ambiente, se livrando dos dejetos, os (problemas) nos telhados e a proliferação desses animais dentro do condomínio. Ao longo dos anos, isso vem crescendo muito rápido”, explicou ao Acorda Ciddade.
Márcio conta que nem sabia que existia a palavra “gatil” quando começou a pesquisar soluções práticas e possíveis para implementar no condomínio. Para construir o espaço, precisou da colaboração e cooperação dos residentes para fazer a iniciativa acontecer.
Leia mais:
- Escolhas alimentares erradas comprometem a saúde dos pets
- Como saber se um gato está com febre sem termômetro?
- Longevidade animal: como a medicina veterinária está transformando a vida dos pets
O gatil, construído há um ano, já recepciona diversos gatos que são capturados no condomínio. Atualmente, são quatro animais no espaço.
“Os moradores que têm conhecimento já vêm ao gatil, já trazem ração, já cuidam. Quando acontece algum tipo de acidente, atropelamentos, o gato para dentro dos motores dos carros, no forro dos telhados, então o próprio morador já captura esse gato ou já nos contacta para capturar e trazemos aqui para o gatil. Chegando no gatil, já levamos o gato para fazer a vacinação, um exame periódico e, em seguida, a gente acolhe ele e mantém alimentado, hidratado, com todos os cuidados necessários”, explicou o síndico.
Márcio também destacou o quanto os moradores foram positivos com a iniciativa.