Daniel Moreira Teles*
Parcão ou espaço Pet é um local criado para você levar seu cão para brincar e correr com outros cães cercado em alguma praça pública da cidade.
Muitas cidades já aderiram.
O intuito desses espaços, é criar a mesma sensação de quando você leva crianças (humanas) para um playground em uma praça, onde a criança, vai brincar, socializar e principalmente gastar energia. E você ficará lá conversando com outros pais e mães.
Com a humanização dos cães esses espaços foram criados para os pais de Pet, poderem levar seus “filhos” caninos com o mesmo intuito. Porém esqueceram de um detalhe: humanos são humanos, cães são cães, são animais, e animais agem por instinto.
Cães são animais de matilha e em toda matilha tem os alphas (que são cães mais dominantes) e os submissos.
Se o seu cão for hiper mimado, humanizado e sem contato com outros cães o parcão pode não ser legal pra ele, por conta de sua criação, ele se torna um “membro fraco” (assim é visto na natureza) e dificilmente ele será bem recebido no grupo, cães muito dominantes também podem ser um problema no parcão porque vão sempre querer dominar os outros animais, e quando se deparar com outro dominante haverá briga.
Leia Mais:
- Mas, afinal, gatos sabem nadar?
- O que acontece no cérebro quando encaramos os olhos dos cães?
- Profissional explica o papel dos probióticos no organismo dos pets
Então, a ideia do parcão, pensada na visão humana, é muito legal, porém na visão animal, canina, pode ser uma experiência traumática ou desastrosa para seu Filhocão.
Existem pessoas que têm um cão grande, bravo, não sociável em casa com pouco espaço e aproveita esse espaço público para levar seu cão para correr e gastar energia e simplesmente solta ele lá… já ouvi falar de muitos acidentes de brigas e como a maioria das pessoas que estão ali são leigos, tutores dos cães, o caos estará feito.
É diferente de você levar seu cão em uma creche para Cães ou em uma aula em grupo de socialização, onde um adestrador ou outro profissional esteja presente. Nesses, pode acontecer algum acidente também, mas tem profissionais ali prontos para separar o brigão e controlar a situação.
Então, se você quer levar seu amigo canino em um parcão público, recomendo levar em um horário que não esteja muito cheio, sempre avalie os cães e as pessoas que estão por ali. As pessoas (tutores/donos dos cães) muitas vezes são mais difíceis de lidar que os próprios animais.
Uma vez me pediram para fazermos uma aula em grupo no parcão, fui e nunca mais farei. Os cães da minha matilha (meus alunos) eu controlei e até poderia ter controlado os demais, mas alguns donos de cães mais dominantes que estavam causando problemas quiseram discutir comigo. Pra eles, o fato dos cães quererem dominar um ao outro, é só uma brincadeira. Não entendem, que essa “brincadera” pode gerar um trauma, um machucado ou até a morte de um cão!
Um outro detalhe importante, não leve nunca uma criança humana em um espaço desse! Existem cães que não são acostumados e não aceitam crianças, por conta de serem agitadas, gritar, ou quererem interagir com o animal e acabam mordendo e atacando a criança. Leve a criança em ambientes onde tem crianças, não em um espaço reservado para os animais. Se acontecer um acidente, lembre-se que você está errado, não é um local para as crianças.
Portanto, cuidado!