Levantamento da GoldeN mostra que mulheres adotam mais por meio de ONGs e abrigos do que homens, reforçando um papel ativo na causa animal
As mulheres estão na linha de frente da adoção responsável de pets no Brasil. De acordo com uma pesquisa GoldeN/Opinion Box, 22,5% das mulheres que adotam preferem buscar um novo companheiro em ONGs e abrigos, enquanto entre os homens essa taxa é menor, chegando a 19,5%.
“O envolvimento feminino na causa animal reflete um olhar mais consciente sobre a adoção. As mulheres não apenas demonstram maior propensão a adotar de forma responsável, mas também estão mais preocupadas com o bem-estar dos pets ao longo da vida”, destaca Felipe Mascarenhas, Head de Marketing de GoldeN, marca da PremieRpet, líder em alimentos super premium e premium especial para cães e gatos.
A pesquisa também revela que 36% cresceram em famílias que sempre adotaram, o que reforça que a cultura da adoção pode ser transmitida entre gerações. Além disso, muitas tomam a decisão de adotar ao se deparar com um animal necessitado – 34% mencionaram essa motivação como principal razão para acolher um pet.
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Por outro lado, as dificuldades pós-adoção também fazem parte da experiência. Entre os desafios apontados, a adaptação do pet ao novo lar (26%) e os gastos inesperados com saúde (22%) se destacam. Para facilitar o processo, 57% dos entrevistados acreditam que incentivos financeiros e suporte veterinário ajudariam a aumentar a adoção responsável no país.
O estudo apontou que 80% dos tutores brasileiros que possuem pets, adotaram seus animais de estimação, seja por meio de doações de conhecidos (37%), resgates diretos da rua (29%) ou adoção via ONGs e abrigos (21%). Por isso, GoldeN tem conduzido algumas ações importantes, como eventos de adoção, doações para ONGs, além de chamar a atenção para a causa.
“A causa da adoção é cada vez mais uma causa da sociedade brasileira. Por isso, usamos o Cristo Redentor, o maior cartão postal do Brasil para “abraçar” um pet pela primeira vez na história, um abraço simbólico e importante para chamar ainda mais atenção para a causa. E não paramos por aí”, afirma Felipe Mascarenhas.
Em abril, GoldeN irá ainda promover eventos de adoção em três capitais brasileiras: Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre. Recentemente a marca ainda doou 27 toneladas de alimentação para instituições parceiras do Consórcio Cristo Sustentável, que atuam diretamente no cuidado de aproximadamente 600 pets na capital fluminense.
Por meio do Instituto PremieRpet, a empresa tem parceria com diversas ONGs espalhadas por todo o Brasil. Uma das principais iniciativas é o “Projeto Medicina Veterinária de Abrigos”, que auxilia ONGs a desempenharem seu trabalho cada vez melhor. Cerca de 5 mil pets, entre cães e gatos, foram adotados dentro das inciativas feita pela PremieRpet.