spot_img

Fantasia de Natal para cachorro: como vestir o pet sem afetar o bem-estar

O Natal está chegando e provavelmente você vai querer que o seu filho de quatro patas faça parte da festa. Aprenda com os profissionais como escolher uma roupa temática respeitando conforto do animal

 

Você é mãe ou pai de pet? Então aposto que adora ver o seu filho de quatro patas enfeitado, cheio de brilho e, de preferência, bem cheiroso. É claro que no Natal não pode ser diferente. Além de arrumar a casa para a ocasião, provavelmente, você quer vestir o pet com roupas temáticas.

Para isso, é preciso, acima de tudo, respeitar o bem-estar de seu animal, cuidando do conforto e da segurança dele. Ricardo Quintero Miatto, veterinário proprietário da Cão e Cia Pet Shop, diz que o primeiro ponto a se pensar na hora de escolher a roupa que vestirá o seu animal, é o clima do país nesta época do ano.

“Nossas referências para o Natal vêm do hemisfério norte, onde a temperatura está baixa. Por conta da pelagem, os cães sentem mais calor do que a gente. Então, evite roupas de papais-noéis ou outros tipos de vestimentas quentes”, aconselha. Opções que restringem os movimentos do cão ou não são do tamanho adequado para seu peso e porte também devem ser evitadas, complementa Ricardo.

Leia mais: 

É importante ainda observar se a roupa não tem alfinetes, arames, botões, fivelas ou outros acessórios que podem espetar ou, ainda pior, o cão engolir. Pensando nesse tipo de acidente, que pode comprometer a segurança do seu animal, Maria Inês Nassif Baraúna, veterinária proprietária da VET SP, explica que, além de escolher vestimentas seguras, é muito importante que ele seja supervisionado durante a festa de Natal.

Outro ponto fundamental é o tempo que você deixará seu animal vestido. “Se for, de fato, uma roupa própria para cães e de tecidos leves, você pode deixar o cão vestido mais tempo. Mas se for um adereço natalino que, muitas vezes, nem é feito de tecido, então tire uma foto e remova o enfeite”, aconselha Maria Inês.

Ricardo concorda e diz que o mais importante é conhecer seu cachorro e respeitar sua individualidade. “Se o animal estiver habituado a usar roupas – e, principalmente, se gostar – um tempo razoável para ficar vestido seria das 22h às 2h da manhã, na noite de Natal. Agora se não está acostumado a se vestir, o melhor mesmo é só tirar uma foto. Ou nem isso!”, explica.

É fácil perceber o que você deve fazer. O comportamento do seu cão dará indícios se você deve tirar uma foto ou remover o adereço imediatamente. “Ficar parado, se recusar a passear, não ligar a mínima se você pegar a coleira, se esconder, não abanar o rabo, se coçar sem parar ou raspar o corpo na parede indicam que as coisas não estão bem e ele pode estar deprimido ou muito estressado com aquela situação”, afirma Ricardo.

Nessa hora você precisa respeitar seu animal, afinal, o bem-estar dele está acima de tudo. “Bom senso é a palavra-chave”, diz Ricardo. “Você se sentiria confortável com uma blusa de lã em pleno calor de 30 graus?”, questiona.

Abaixo, confira algumas ideias de roupas e fantasias para o seu pet entrar no clima natalino com conforto e bem-estar!

Fonte: Revista Casa e Jardim

Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

Últimas notícias