Debate sobre o futuro do segmento foi realizado no CONAHV, durante a feira PET VET
Nas clínicas e hospitais veterinários, equipamentos cada vez mais sofisticados. Isso porque a preocupação com a saúde dos pets cresce exponencialmente entre os tutores, que contam com o diagnóstico precoce para garantir a qualidade de vida de seus animais de estimação. Nesse cenário, a Inteligência Artificial se mostra uma ferramenta importante. É o que apontam os especialistas.
Sérgio Zacarias, PHD, PMP e estrategista em negócios, estuda o mercado e diz que a tecnologia ajuda os profissionais do setor a serem mais assertivos. “Hoje em dia, existe uma preocupação com a longevidade dos pets e, por isso, temos que ser cada vez mais eficientes. A tendência é que procedimentos e exames sejam menos invasivos com o tempo, proporcionando um conforto maior para os animais”.
Leia mais:
- O seu pet é do tipo que enjoa (e vomita) ao viajar de carro?
- Veja como hidratar corretamente a pata do seu cão
- Cachorro brincando: a importância da brincadeira para os pets
Sérgio foi um dos palestrantes do CONAHV, o primeiro Congresso Nacional de Hospitais Veterinários, realizado na PET VET, no São Paulo Expo. A feira é a principal do setor na América Latina e traz as principais inovações e novidades nos cuidados com animais.
Outro ponto de atenção vem do setor de serviços. Segundo o palestrante Mário Trentim, CEO da ModernPMO.com, as pessoas veem seus pets como membros da família. “Os bichinhos de estimação, agora, têm plano de saúde, plano odontológico, plano funerário… Ainda assim, há muitos serviços que podem ser personalizados, levando à uma expansão do segmento.” Para se ter uma ideia, as vendas mundiais de seguros para pets podem alcançar US$ 38,8 bilhões até 2030, segundo um estudo global publicado pela revista da Confederação Nacional dos Seguros (CNSeg).
Sérgio concorda que apostar no setor de serviços é um bom negócio. “Quem souber se posicionar levando conveniência e segurança psicológica para os tutores de pets vai aproveitar uma boa fatia do setor.”
A Buddy Nutrition é uma marca de suplementos nutricionais premium. Expositora da PET VET, afirma que a alimentação funcional também vem ganhando espaço no mercado. Thomaz Azevedo, head de marketing, diz que a proposta da empresa é oferecer uma nutrição de forma simples e descomplicada. “Com uma melhoria na qualidade nutricional dos alimentos consumidos pelo pet, é possível diminuir alergias e até doenças de pele”. Algo que os tutores buscam e agradecem.