spot_img

Como escolher a areia para seu gato?

Por: Rejane Fini*

Rejane Fini

Que atire a primeira pedra quem nunca se confundiu com tantas marcas e tipos de areias para seu gato. É de enlouquecer qualquer gateira!

​​Então vamos pensar juntos sobre o assunto.

​​Na natureza, os felinos usam terra, areia, folhas, pedrinhas… Porém, com os estudos atuais e os gatos cada dia mais indoor, descobriu-se que que não formam um torrão predispõem à cistite intersticial nos gatos.

Embora uma areia perfumada seja agradável ao nariz humano esse cheiro pode ser bem aversivo para o gato (eles possuem um olfato 20x melhor do que o nosso) e promover alergias. Então, melhor evitar.

​​Encontra-se vários tipos de areias (substratos) no mercado, como: bentonitas, diatomitas, fibras vegetais, cereais, madeira pinus, sílica, tofu mas então qual escolher?

​​A areia ideal quem vai escolher é o próprio bichano, conforme as reações dele.

Faça o teste com a areia pelo menos 1 mês. Observe se ele usa a caixa de areia certinho, se não vai fazer suas necessidades fora da caixa.

​​Para as gateiras que se preocupam com o meio ambiente, o melhor é escolher um produto sustentável. O granulado higiênico e a areia biodegradável são as melhores opções.

​​É necessário aplicar uma camada de areia de entre 3 e 4 cm de espessura na caixa, conforme for retirando os torrões com a pazinha, deve-se repor. Lembre-se de manter uma rotina de limpeza de no mínimo duas vezes por dia, retirando os dejetos com a pazinha e realizando a troca da areia uma vez por semana, jogando fora os detritos antigos.

Leia mais: 

​​Para os tutores que temem os perigosos problemas renais, existe uma areia que indica ase o gatinho está suscetível de padecer de algum problema urinário, porque possui um insumo que reage com a urina dopet. Sendo assim:

Laranja e amarelo: pH ácido (menos de 6), corresponde com os valores normais do pH felino.
Verde: pH neutro (entre 6-7.6).
Azul: pH alcalino (mais de 7.6), risco de formação de cristais de estruvita.
Vermelho: presença de sangue na urina (hematúria).
Castanho: presença de sais biliares (bilirrubinuria).

 

Em caso de dúvida, leve seu bichano a um médico veterinário!

Em casas grandes ou com mais de um gato, é aconselhável pôr várias caixas de areia à sua disposição em diferentes lugares, para que sempre tenham alguma acessível e limpa para uso.

​​A lavagem e higienização da caixinha pode ser realizada com água e sabão neutro, evite utilizar produtos de limpeza com cheiros muito fortes para não irritar o nariz do seu felino.

​​Agora é escolher a areia e deixar seu gatinho escolher a preferida dele!

*Rejane Fini é protetora de animais há 30 anos e fundadora da Ong Adoções Corrente do Bem, que completa 10 anos em 2024.

Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

Últimas notícias