Comportamento de cães que travam em pontes de vidro ou locais altos chama atenção nas redes; veterinária explica o que pode estar por trás desse receio
Um vídeo que circula nas redes sociais tem despertado a curiosidade de muitos tutores e amantes de pets: cachorros visivelmente assustados se recusam a atravessar pontes com chão de vidro, como se tivessem pavor da altura. As reações, ao mesmo tempo comoventes e intrigantes, levantam uma pergunta curiosa — afinal, os cães têm medo de altura como os humanos?
Para entender o que pode estar por trás desse comportamento, o Portal PetOn buscou explicações com a médica-veterinária Aline Ambrogi, docente do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ). A resposta envolve instinto, sentidos aguçados e percepção espacial.
“A noção do perigo em animais não é cognitiva como nos seres humanos. Mas eles têm algumas percepções sensoriais importantes, como visão e audição muito desenvolvidas. Além disso, contam com instintos de fuga e caça, que dão uma ideia de que ali pode haver perigo”, explica.
Leia mais:
- Filhote de girafa nasce no Zoo São Paulo
- Quando os pets inspiram a arte: a conexão entre artistas e animais que atravessa séculos
- Curiosidades sobre as orelhas dos cachorros que você nunca imaginou
Segundo a especialista, ruídos, ventos fortes, transparência do chão e a instabilidade visual desses ambientes podem acionar um mecanismo de defesa no animal. O cão pode até não “entender” que está em um lugar alto, mas reage ao que o ambiente transmite como risco.
Outro ponto importante envolve o labirinto, estrutura localizada no ouvido interno e fundamental para o equilíbrio e a orientação espacial.
“O labirinto, que está ligado ao sistema nervoso central, é responsável pelo equilíbrio postural, pela coordenação dos movimentos e pela percepção espacial. Então, com certeza, essa percepção de altura nos animais tem a ver com essa estrutura”, completa Aline.
Ou seja, mesmo sem consciência do risco de morte, os cães sentem desconforto e insegurança diante de situações que ativam seus sentidos e mecanismos de equilíbrio. O chão de vidro, por exemplo, pode causar confusão visual e uma sensação de instabilidade, gerando o comportamento de recusa ou medo.
O vídeo viral funciona como um lembrete da sensibilidade dos animais e da importância de respeitar seus limites. Afinal, assim como nós, eles também têm seus receios, ainda que por motivos bem diferentes dos nossos.