Casada e mãe de três filhos, Fabiana hoje cuida de 14 pets e gasta cerca de R$ 600 por mês com ração para os animais que foram abandonados
Umuarama enfrenta um grande problema com animais abandonados, mas algumas pessoas fazem a diferença. Fabiana Tossi de Souza Raquel, moradora do Jardim das Garças, é um exemplo. Cabeleireira e amante dos animais, ela já resgatou vários pets abandonados e hoje cuida de 14 deles, entre cães e gatos.
A paixão de Fabiana pelos bichos começou na pandemia de Covid-19, em 2020. Enquanto permanecia mais tempo em casa, ganhou dois gatos de uma amiga e, aos poucos, outros animais foram chegando. Atualmente, ela tem sete cachorros e sete gatos, dois deles morando em seu salão de beleza, na Avenida Presidente Castelo Branco.
“Eu já tinha duas gatas, depois uma amiga me deu mais duas. E esses dois que estão no salão ficaram porque não consegui doar. Eles se chamam Bruno e Marrone, em homenagem aos cantores sertanejos. Os demais estão em casa”, conta Fabiana.
Leia mais:
- Cachorro explora o fundo do mar com mergulhadores e encanta a internet
- Três cães morrem em transporte por empresa especializada, denunciam tutores
- Esporotricose felina avança no Brasil e ameaça a saúde dos gatos e de seus tutores
Casada e mãe de três filhos, a moradora de Umuarama que resgata animais gasta cerca de R$ 600 por mês com ração para os pets. “Se cada comerciante resgatasse um animal, não teríamos tantos abandonados em Umuarama”, afirma.
O abandono de animais em Umuarama
Apesar do trabalho da Sociedade de Amparo aos Animais de Umuarama (Saau), a cidade enfrenta um grave problema com o abandono de cães e gatos. A ONG abriga quase mil animais e opera constantemente no limite de sua capacidade. Para manter o trabalho, conta com apoio da comunidade e promove campanhas de arrecadação e feiras de adoção mensais.
Abandono de animais é crime
O abandono de animais configura maus-tratos e é crime conforme a Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/1998). A pena para quem comete esse ato pode chegar a cinco anos de prisão. Casos de abandono podem ser denunciados à Polícia Militar Ambiental pelo telefone 190 ou à Polícia Ambiental de Umuarama pelo número (44) 3624-7630.