Cerca de 20% dos cães com mais de um ano de idade sofrem de Osteoartrite e mais de 60% dos gatos, a partir de 6 anos, apresentam aliterações compatíveis a doença
Com a chegada do inverno e a queda da temperatura, os animais têm maior probabilidade de enfrentar os problemas decorrentes das afecções articulares, apresentando sinais clínicos de dor e desconforto. Nesse clima, há aumento da contratura muscular e da diminuição do ritmo de exercícios físicos. “As baixas temperaturas intensificam esses sintomas, principalmente em pets mais idosos ou predispostos a condições como a Osteoartrite e doença articular degenerativa, limitando sua mobilidade e afetando sua qualidade de vida”, explica Julia Bogik, analista de marketing da Pearson Saúde Animal.
A OA (osteoartirte), condição degenerativa das articulações, de progressão lenta, que consiste na perda da cartilagem articular e subsequente exposição do osso subcondral, pode ter seus sinais clínicos agravados com as baixas temperaturas. Segundo dados publicados na Revista Brasileira de Ciência Veterinária, aproximadamente 20% dos cães com mais de um ano de idade no Brasil são afetados pela doença.
Leia mais:
- Como introduzir um novo gato no ambiente?
- Férias: quem vai cuidar do meu pet?
- Mercado pet amplia negócios e faturamento e não para de inovar
Já a doença articular degenerativa (DAD), difere-se da AO pois, a afecção engloba também os seguimentos espinhais. A condição é frequentemente observada nos felinos, segundo Singerland (2011), 61% dos gatos acima de seis anos possuem alterações radiográficas compatíveis com a doença.
“O frio intensifica a rigidez muscular e consequente dores nas articulações dos pets. Isso causa principalmente claudicação e relutância em se exercitar. Podem ocorrer agravamento nos casos, onde a dor e o inchaço acabam desencadeando quadros de febre e fadiga. Diante desses sinais, é preciso que os tutores busquem a orientação de um médico-veterinário”, alerta Julia.
Para auxiliar a saúde articular e a melhorar a qualidade de vida dos pets, é preciso oferecer suplementação adequada. Com esse objetivo a Pearson Saúde Animal oferece NutriCore Move e NutriCore Senior.
NutriCore Move contém NEM (membrana da casca do ovo) que é fonte natural de proteínas, colágeno, ácido hialurônico e glucosamina, também conta com colágeno tipo 2 não hidrolisado e manganês não quelatado, combinação perfeita para aporte necessário as articulações. Já NutriCore Senior, é formulado com NEM, que melhora a elasticidade das articulações e a lubrificação, além de cúrcuma e coenzima Q10 para apoiar a saúde articular e cardíaca.