Ambientes climatizados ganham espaço em pet shops, clínicas e eventos, mostrando que o bem-estar dos animais é prioridade — e uma tendência que só cresce
Quando a empresária Nádia Zanichelli, dona do Pet Patinhas em Itatiba (SP), decidiu repaginar seu pet shop, um ponto se destacou nas pesquisas que fez: o conforto térmico dos animais. “Nos dias mais quentes, notávamos que os pets ficavam agitados, especialmente na hora do banho e tosa. Sabíamos que precisávamos mudar algo”, conta. Em 2021, ela optou por instalar um climatizador evaporativo no espaço, uma solução que unia tecnologia, eficiência e um ar menos ressecado, diferente do que se vê com aparelhos de ar-condicionado. “Fez toda a diferença. Os animais ficaram visivelmente mais calmos e as clientes passaram a notar isso também. Foi um divisor de águas para o nosso atendimento”, diz.
A decisão de Nádia reflete uma tendência cada vez mais presente no mercado pet que é a climatização dos ambientes com foco na saúde e bem-estar dos animais. De lojas a clínicas veterinárias, passando por eventos do setor, cresce a preocupação com o conforto térmico — e com clientes mais atentos, o investimento tornou-se estratégico. A Ecobrisa, uma das principais empresas de climatização do país, é um exemplo de quem tem surfado essa onda de expansão.
De acordo com Juan Carlos Ormachea, diretor executivo do Grupo Ecobrisa, o aumento na procura por climatizadores evaporativos no setor pet é expressivo. “Tivemos um crescimento de mais de 700% nos últimos cinco anos apenas com pet shops e lojas do segmento”, afirma. “É um setor que está em plena ascensão, impulsionado por consumidores cada vez mais exigentes com a qualidade dos serviços oferecidos aos seus animais.”
Leia mais:
- Chinesa paga R$ 125 mil para clonar doberman e recebe filhote idêntico
- Previna o acúmulo de bolas de pelo no seu gato com cuidados simples
- O Perigo do chocolate para a saúde dos pets
A climatização evaporativa, como explica Ormachea, tem conquistado o segmento por ser mais sustentável, econômica e confortável para os animais. Ao contrário do ar-condicionado, esse tipo de climatizador não resseca o ar, o que é benéfico principalmente em ambientes frequentados por cães e gatos, mais sensíveis a mudanças bruscas de temperatura e umidade.
Além das lojas físicas, o investimento em climatização também vem ganhando destaque em grandes eventos. Um exemplo foi a SuperPet, feira voltada ao mercado pet realizada em abril, no Expo D. Pedro, em Campinas (SP). O evento, que reuniu milhares de profissionais, lojistas e tutores, contou com a climatização evaporativa da Ecobrisa, garantindo conforto a todos os visitantes — de duas e quatro patas. Outra grande feira que contará com equipamentos da empresa em diversos estandes é a Agrishow, em Ribeirão Preto (SP), maior evento de tecnologia agrícola da América Latina, que começa no final deste meses, e que também movimenta negócios ligados ao universo pet.
“A climatização evaporativa vem mostrando sua força pela versatilidade e pelo impacto direto no bem-estar dos animais. É uma solução eficiente, saudável e com excelente custo-benefício, ideal para os mais diversos ambientes”, ressalta Ormachea. Para ele, o setor pet é uma das apostas mais promissoras da empresa. “É um mercado cheio de oportunidades e que ainda tem muito espaço para crescer. Estamos apenas no começo.”
A ascensão da climatização no setor pet reflete uma mudança de mentalidade. Para quem empreende, investir em estrutura é também investir na experiência do cliente — e no conforto dos animais. Já para os tutores, o alerta é observar o ambiente onde o pet será atendido, incluindo a climatização, é parte fundamental do cuidado com a saúde e o bem-estar dos companheiros de estimação. Afinal, eles merecem mais do que um bom serviço — merecem um ambiente à altura de todo o carinho que oferecem.