Não sabe como estimular o gato dentro de casa? Existem maneiras para você tornar o ambiente mais adequado e saudável
Pode ser difícil saber quando um gato está feliz em casa, não é mesmo? Aventureiros e reservados, os felinos também têm necessidades (e, algumas delas, entram na organização da casa) para estimular sua felicidade, desde espaços seguros e confortáveis até os seus amados arranhadores.
Abaixo, separamos seis conselhos para deixar o gato mais feliz dentro de casa.
“Gatifique” sua casa
Está errado quem pensa que os gatos são os pets com menos necessidades a serem incorporadas – o que vai muito além de camas e pratos para comer. Por isso, “gatifique” sua casa!
“O ambiente pode e deve ser adaptado para estimular a alegria dos gatos. Na literatura científica, um dos cinco pilares essenciais para felinos domésticos é dar oportunidade para atividade lúdica (brincadeiras) e comportamento predatório”, explica Aline Silva de Mattos, médica-veterinária pela Universidade Federal Fluminense.
Para isso, é interessante investir tempo e criatividade em ambientes e itens que forneçam um estímulo cognitivo para o bichano. Aline ainda destaca que, em casos de residências com mais de um gato, deve-se adaptar o lar considerando o número de pets e não dividir todos os seus pertences, pois pode afetar a interação entre eles.
Mas como gatificar? Invista em arranhadores lúdicos, brinquedos interativos e áreas para escalar, além de bebedouros, bandejas sanitárias, prateleiras e esconderijos.
Leia mais:
- Academia de Letras celebra Comenda com medalhas para veterinários
- China vai ter mais pets que crianças; por que isso assombra a economia
- Doação de sangue pet se apresenta como alternativa vital para salvar cães e gatos
Crie um lugar seguro
Apesar de amorosos e carinhosos, os felinos domésticos também precisam de tempo para ficarem sozinhos e relaxarem – isso não significa que eles te odeiem. Entre os pilares essenciais para gatos, a médica-veterinária também aponta a necessidade de oferecer um lugar seguro e recursos ambientais essenciais separados.
“Existem soluções para todos os bolsos. De modo geral, os gatos gostam de previsibilidade, rotina e segurança. Ambientes não barulhentos, sem odores aversivos, com diversas rotas de fuga – caso se sintam ameaçados por humanos ou outros animais domésticos, inclusive, outros gatos – são alguns fatores que precisam ser estabelecidos”, pontua Aline.
Você pode criar nichos de resguardo que chamem a atenção dos gatos ou, também, colocá-los em espaços altos para poderem enxergar o entorno.
Educação continuada
A relação entre pet-humano é uma via de mão dupla, e é importante que você se eduque sobre o animal de forma constante. Aline recomenda conhecer mais sobre a espécie e as suas necessidades, quem o gato foi, o que ele preserva de sua ancestralidade e quem ele é hoje.
“Conhecer as diferenças individuais de cada felino no ambiente permite que entenda caso algo esteja diferente do habitual e, assim, possa procurar ajuda médico veterinária”, acrescenta.
Interaja de forma constante e positiva
Apesar de desfrutarem da própria companhia, os felinos também adoram serem bem acompanhados (no seu tempo, claro). “Amor e dedicação dos responsáveis, com interações positivas e respeitosas entre os indivíduos é um dos principais fatores que contribuem para a felicidade do gato dentro de casa”, explica Aline Silva.
As interações são válidas para todos os moradores da casa, desde as crianças até outros pets. Para a veterinária, todas as interações entre residentes devem ser amistosas e pacíficas e, em caso de um local com vários animais, é importante notar se vivenciam situações de “tensão/conflitos”, para buscar orientações médico veterinárias a fim de solucionar e reduzir brigas.
Cuide da saúde do gato
A saúde tem influência direta no humor dos gatos, portanto, não deixe as consultas de última hora: “Estabeleça cuidados médico veterinários de rotina, realizando medicina preventiva que possibilita, como o próprio termo já explicita, prevenção de situações que seriam prejudiciais para o animal, bem como identificação precoce, estabelecimento de medidas específicas para o retardo da progressão de diversas doenças e tratamento delas.”
Estimule o gato mentalmente
Para além de arranhadores e outros itens, os gatos também prosperam diante de desafios mentais. Brinquedos e pratos estimuladores e predatórios promovem felinos mais saudáveis, menos estressados e entediados.
Fonte: Casa e Jardim