Confira algumas dicas para deixar o olhinho do seu bichinho protegido
Assim como em nós, humanos, a presença de secreções na região dos olhos dos pets é um processo fisiológico natural e faz parte do sistema de lubrificação e defesa contra corpos estranhos e infecções. Conforme explica Stella Carvalho, Médica-Veterinária da Vetnil®, é importante que os tutores incluam em sua rotina alguns cuidados básicos de higiene, limpando de maneira correta e segura acúmulos de secreção na região dos olhos dos cães e gatos, bem como aprendam a diferenciar quando essas secreções saem da normalidade, comprometendo a saúde ocular dos animais.
“Essas secreções, quando acumuladas, podem causar desconforto, mau odor e favorecer a proliferação de bactérias, culminando em infecções. Animais de raças braquicefálicas, como exemplo os cães das raças Shih-tzu, Buldogue, Pug, e gatos da raça Persa, exigem um cuidado a mais com a higiene da região, pois costumam ter um acúmulo maior desses fluidos, que são bem mais perceptíveis em animais de pelagem clara. Quando há um excesso de secreções e crostas de cor esverdeada ou amarelada, acompanhadas de vermelhidão ocular, é importante buscar auxílio veterinário para identificar se existe alguma alteração ou enfermidade em curso”, orienta Stella.
Quando e como limpar a área dos olhos dos pets
A frequência da limpeza periocular (ao redor dos olhos) dos cães e gatos vai depender da necessidade individual de cada animal, podendo ser realizada de acordo com as orientações do Médico-Veterinário. Stella explica que esse cuidado deve ser feito da maneira correta e com soluções específicas, por se tratar de uma região sensível.
Leia mais:
- Zoonoses causadas por parasitas intestinais de cães: um problema persistente de saúde pública
- Xixi de pet: confira dicas para eliminar odores de sofás e tapetes
- Crocs lança linha de calçados para cachorros
“A limpeza pode ser feita com o auxílio de uma gaze ou algodão umedecido com uma solução específica para região periocular, realizando movimentos delicados, de dentro para fora, removendo secreções e sujidades. Sobretudo, é fundamental a escolha de produtos com composição segura e suave para a área dos olhos e que contenham propriedades hidratantes, calmantes e cicatrizantes, que auxiliem na manutenção da integridade cutânea e no controle do odor da região. Ao fazer a limpeza periocular, é importante tomar cuidado também para que a ponta da gaze não passe sobre a córnea, pois, independentemente de utilizar uma solução adequada, isso pode causar irritação fisicamente” explica Stella.
Buscando estar ainda mais presente na rotina de cuidados com os pets, a Vetnil® lançou o Optivet® clean, um spray para limpeza periocular de cães e gatos. Sua fórmula é composta por extratos naturais de camomila, calêndula e aloe vera, associação que contém propriedades que auxiliam na higienização da região periocular, facilitando a remoção de secreções, crostas, manchas e outras sujidades que possam acumular ao redor dos olhos, evitando desconforto ocular e odores desagradáveis.
Além do cuidado na região periocular, é preciso ter algum cuidado diretamente com os olhos?
A limpeza frequente da região periocular dos pets é só um dos cuidados a serem adotados. Outras recomendações são o uso de soluções oftalmológicas lubrificantes, antes e depois de banhos e passeios, além de evitar que os animais, especialmente os cães, andem de carro com a cabeça para o lado de fora.
“Isso pode favorecer a entrada de detritos nos olhos ou mesmo gerar um ressecamento por conta do vento. Em viagens longas, o uso do ar-condicionado também pode reduzir a lubrificação ocular. Em animais de pelos longos, é ideal evitar que os pelos caiam sobre os olhos, aparando-os sempre que necessário”, conclui Stella.
A frequência de utilização de soluções oculares lubrificantes depende da necessidade de cada pet. Por exemplo, alguns animais que apresentam a síndrome conhecida como “olho seco” demandam uma lubrificação mais frequente.