Histórias de pets que conquistam espaços e transformam ambientes em lares afetivos e acolhedores
Silveira é o nome do cão que conquistou o coração de estudantes, professores e funcionários da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no Rio Grande do Sul. Sem raça definida, o mascote ganhou fama nacional após viralizar nas redes sociais como o “pró-reitor de Assuntos Caninos” da instituição, e se tornou mais um exemplo de como os pets estão assumindo papéis de destaque em ambientes públicos e privados, dando identidade e vida a esses locais.
Acolhido pelo Projeto Zelo, iniciativa da universidade voltada à conscientização e cuidado com animais abandonados, Silveira circula livremente pelo campus e ganhou até uma casinha só para ele. Criado em setembro de 2023, o perfil oficial do mascote no Instagram já ultrapassa os 72 mil seguidores, onde são compartilhadas fotos de sua rotina, dicas sobre bem-estar animal e divulgação de ONGs ligadas à causa pet.
Leia mais:
- Cuidar desde o nascimento faz toda a diferença para a saúde dos filhotes
- Cadelinha se deita no colo de Jesus em igreja de SP
- Empresa chinesa quer usar IA para traduzir o que os animais “falam”
Carismático, tranquilo e adorado por todos, Silveira virou presença constante nas rodas de conversa e nas selfies dos alunos. Em março deste ano, precisou se afastar temporariamente das suas atividades por questões de saúde, mas já retornou e foi recebido com festa.
A história do “reitor” de quatro patas é mais uma entre tantas que mostram como os animais têm ocupado espaços importantes em instituições, comércios e outros ambientes, não só como companhia, mas como símbolos afetivos. São histórias que viralizam, emocionam e mostram como o acolhimento de pets pode transformar a relação das pessoas com os espaços que frequentam.
Você pode acompanhar a rotina do Silveira no perfil @silveirapodrao e conhecer mais sobre o cuidado com os animais do campus no perfil do @zeloufsm. Os itens disponíveis para venda podem ser encontrados no perfil @grifedozelo.