Pets sofrem com tempo seco e mudanças climáticas, mas soluções mais saudáveis ajudam na qualidade do ar

Especialistas alertam para riscos respiratórios, oculares e de pele em cães e gatos, enquanto climatizadores evaporativos surgem como aliados estratégicos

 

Com a chegada das ondas de calor, períodos de seca e até mesmo as mudanças bruscas de temperatura que têm atingido o estado de São Paulo, os tutores de animais de estimação precisam redobrar os cuidados com a saúde de cães e gatos. Segundo médicos-veterinários, as condições climáticas extremas afetam diretamente a respiração, a pele e até a disposição dos pets, tornando essencial buscar soluções que proporcionem ambientes mais equilibrados e confortáveis.

Impactos do clima seco nos animais

A médica-veterinária Vívian Quito explica que o clima seco traz uma série de complicações para os animais. “Ele causa geralmente problemas respiratórios, como irritação das vias aéreas, tosse, espirros e crises de asma, que podem atingir cães, gatos e até aves. Animais com doenças crônicas ou colapso de traqueia também sofrem mais nesse período. Além disso, aumentam os problemas oculares, como conjuntivite e ressecamento dos olhos, e os dermatológicos, como pele seca, coceira e piora das dermatites alérgicas. Até a termorregulação é prejudicada, gerando mais cansaço e menor tolerância ao exercício”, detalha.

Em casos mais graves, pets braquicefálicos — como pugs, bulldogs e shih tzus — podem ter dificuldades ainda maiores, devido à já conhecida limitação respiratória da raça. Para esses animais, um ambiente com boa umidade do ar é fundamental.

 

Leia mais:

Diferença entre ar-condicionado e climatizador

De acordo com Vívian Quito, o ar-condicionado, embora popular, pode intensificar os problemas causados pelo tempo seco, já que resfria os ambientes retirando a umidade do ar. “Esse ressecamento prejudica as vias aéreas, a pele e os olhos dos animais, aumentando desconfortos. Já o climatizador evaporativo, que funciona com um sistema de filtro de água, resfria o ambiente de maneira mais natural, sem retirar a umidade. Ele mantém as mucosas nasais e da traqueia mais hidratadas, melhora a depuração de partículas, reduz irritações, ajuda na respiração e ainda previne o ressecamento dos olhos e da pele”, explica.

A especialista ressalta que, além do conforto térmico mais próximo do natural, o climatizador evita choques térmicos comuns em ambientes muito gelados, oferecendo bem-estar tanto para os pets quanto para seus tutores.

Solução consciente e saudável

Esse movimento em busca de ambientes mais equilibrados já é percebido pelo mercado. O diretor executivo da Ecobrisa, Juan Carlos Ormachea, destaca o crescimento da procura por climatizadores evaporativos por parte de tutores preocupados com o bem-estar dos animais.

“Quem tem pet e busca estudar a melhor opção, tem escolhido o climatizador evaporativo. É visível o aumento de um público consciente que se preocupa com a qualidade do ar e entende os benefícios dessa solução em comparação ao ar-condicionado. Também temos observado um número cada vez maior de eventos e estabelecimentos pet friendly solicitando nossos equipamentos justamente por esses diferenciais de saúde e conforto”, afirma Ormachea.

Exemplo de evento Pet Friendly

Cuidado que vai além do conforto

Ao unir ciência e tecnologia, os climatizadores evaporativos se apresentam não apenas como um equipamento de conforto, mas como um aliado da saúde animal em tempos de clima extremo. “Oferecer um ambiente com umidade equilibrada significa reduzir riscos de doenças respiratórias, evitar desconfortos e permitir que cães e gatos tenham mais qualidade de vida”, resume a médica-veterinária Vívian Quito.

Para os tutores, portanto, a mensagem é clara: além de passeios e boa alimentação, pensar no ar que o pet respira dentro de casa ou em ambientes coletivos é parte essencial do cuidado diário

Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

Últimas notícias