Para pets, morango só se for com amor

Saiba quais são as frutas que podem ou não ser dadas para pets e entenda por que doces não são indicados

 

A sobremesa do momento nas redes sociais é o “morango do amor” — uma releitura do clássico “maçã do amor”, agora com morango, brigadeiro e uma calda açucarada que brilha tanto quanto o apelo nostálgico que carrega. A estética encantadora conquistou os internautas e despertou a curiosidade de muitos tutores de pets: será que os bichinhos também podem participar dessa doçura?

Segundo a médica-veterinária Vivian Quito, a resposta é clara: nada de dividir doces com os animais. “Apesar da aparência inofensiva, alimentos com açúcar, chocolate ou caldas industrializadas representam sérios riscos à saúde dos pets. O organismo deles não está preparado para lidar com esses ingredientes”, alerta.

Além do risco de ganho de peso e picos glicêmicos, o consumo de doces pode provocar distúrbios digestivos, alergias, vômitos, diarreia e até quadros de intoxicação. No caso do brigadeiro, por exemplo, o chocolate é altamente tóxico para cães e gatos. Já a calda de açúcar endurecida oferece risco de engasgos, obstruções e pode causar danos aos dentes e gengivas.

Leia mais: 

E as frutas? Podem ou não podem?

A boa notícia é que algumas frutas estão liberadas — desde que oferecidas em pequenas quantidades e sem açúcar. Elas podem, inclusive, trazer benefícios à saúde dos pets. Entre as opções seguras estão:

• Morango – Rico em fibras e antioxidantes, pode ser oferecido sem açúcar e com moderação.
• Maçã – Fonte de vitaminas, desde que sem sementes, que contêm substâncias tóxicas.
• Banana – Boa fonte de potássio, mas deve ser oferecida com parcimônia por conta do teor de açúcar natural.
• Melancia e melão – Refrescantes e hidratantes, ideais para dias quentes.

Por outro lado, algumas frutas devem ser evitadas, como uva (e uva-passa), abacate, carambola e frutas cítricas em excesso, que podem causar desde distúrbios digestivos até quadros mais graves, como insuficiência renal.

Com moderação e orientação

Oferecer frutas pode ser uma forma carinhosa e saudável de agradar seu pet — mas sempre com moderação e orientação profissional. “Mesmo alimentos naturais podem não ser indicados para todos os animais, especialmente os que têm doenças pré-existentes, como diabetes ou problemas renais”, reforça Vivian Quito.

Por isso, na hora de seguir as trends da internet, o melhor é manter os pets longe dos doces. Um morango puro, oferecido com amor, já é mais do que suficiente para adoçar o dia do seu bichinho — sem riscos e com responsabilidade.

Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

Últimas notícias