Mês de conscientização reforça a importância de adaptar a rotina para garantir qualidade de vida e longevidade aos animais
A partir dos sete anos, cães e gatos são considerados idosos e começam a apresentar maior predisposição a doenças como artrite, artrose, problemas renais, cardíacos e articulares. O Fevereiro Roxo, mês de conscientização sobre doenças crônicas, reforça a importância de modificar hábitos para garantir mais conforto e bem-estar aos pets.
Segundo a veterinária Vivian Quito, nessa fase da vida, os cuidados devem ser intensificados. Algumas mudanças simples na rotina fazem toda a diferença:
Consultas regulares – O check-up anual deve ser substituído por consultas a cada seis meses, permitindo diagnósticos precoces e tratamentos mais eficazes.
Leia mais:
- Saúde e nutrição de pets idosos
- Nova onda de calor no Brasil exige mais cuidados com os Pets
- Plantas ajudam a afastar pulgas e carrapatos de pets
Alimentação adequada – A ração de adulto deve ser trocada por uma específica para pets seniores, garantindo os nutrientes necessários para essa fase da vida.
Adaptação do ambiente – Pequenas mudanças ajudam a prevenir acidentes e proporcionam mais conforto:
- Degraus ou rampas para facilitar o acesso a sofás e camas
- Mais potes de água espalhados pela casa para incentivar a hidratação
- Tapetes antiderrapantes para evitar escorregões
- Camas macias e confortáveis, já que os pets idosos dormem mais
Essas e outras dicas podem ser conferidas no vídeo com a veterinária. Assista e saiba como oferecer mais bem-estar ao seu pet idoso!