Férias na estrada: cuidados essenciais com crianças e pets durante as viagens

Concessionária Arteris dá dicas para garantir segurança e tranquilidade no carro durante o trajeto com a família completa

 

Com as férias escolares de julho, muitas famílias aproveitam para pegar a estrada em busca de descanso e diversão. Mas, para que o passeio seja realmente tranquilo, é preciso atenção redobrada com a segurança dos pequenos passageiros, tanto crianças quanto os pets.

Segundo a concessionária Arteris, que administra mais de 3.200 km de rodovias no Brasil, uma viagem segura começa com planejamento e inclui o uso correto de dispositivos de segurança, entretenimento apropriado e pausas estratégicas para descanso.

Confira as principais orientações da empresa para quem vai viajar com crianças e animais de estimação:

Segurança das crianças: atenção aos detalhes faz toda a diferença

Dispositivos obrigatórios

O uso de bebê-conforto, cadeirinhas e assentos de elevação não é apenas recomendação — é exigência do Código Brasileiro de Trânsito. A escolha do modelo deve levar em conta a idade, o peso e a altura da criança.

Cinto sempre ajustado

Mesmo em percursos curtos, crianças devem estar com o cinto de segurança bem afivelado. Um cinto mal posicionado ou frouxo pode provocar ferimentos graves em caso de colisão ou freada brusca.

Nada de amamentar em movimento

Por mais tentador que pareça, tirar o bebê da cadeirinha para amamentar durante o trajeto é extremamente perigoso. Em caso de necessidade, pare o carro em local seguro — como um posto de serviço ou base de apoio da concessionária — para alimentar ou trocar o bebê com tranquilidade.

Leia mais: 

Entretenimento com segurança

Criança entediada pode ser sinônimo de motorista distraído. Vale investir em livros, jogos portáteis, tablets com fones de ouvido e brinquedos macios. Mas atenção: nada de objetos pesados ou pontiagudos soltos dentro do carro. Tudo que não estiver preso pode virar um projétil em caso de acidente.

Pets no carro: regras que protegem vidas

Animais soltos no carro, com a cabeça para fora da janela ou pior, na caçamba, representam riscos reais de acidentes e ferimentos. Além de ser uma infração de trânsito, essa prática coloca em perigo não só o pet, mas também os ocupantes do veículo.

A Arteris reforça o uso obrigatório de:

  • Caixa de transporte adequada ao tamanho do animal
  • Cinto de segurança adaptado para pets, acoplado à coleira peitoral
  • Esses dispositivos evitam que o animal se movimente livremente no carro e distrai o motorista, além de protegê-lo em caso de impacto.

Paradas estratégicas: todo mundo precisa de um descanso

Durante viagens longas, é essencial programar paradas a cada duas ou três horas. Além de ajudar o motorista a manter a atenção, essas pausas permitem que as crianças estiquem as pernas e que os pets façam suas necessidades, bebam água e se movimentem um pouco.

Responsabilidade de todos

“A segurança viária é nosso principal compromisso, mas precisamos da conscientização e da atitude responsável de todos para preservarmos vidas nas rodovias”, destaca Marcelo Sato Mizusaki, superintendente de operações da Arteris.

Seguir as orientações de segurança faz toda a diferença para que todos — inclusive os pets — viajem com tranquilidade e cheguem bem ao destino. Com responsabilidade e atenção, a estrada pode ser o começo de muitas memórias felizes.

Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

Últimas notícias