62 raças nacionais e internacionais participam da exposição no Centro de Eventos neste fim de semana
Fortaleza recebe neste fim de semana uma exposição classificatória para a maior competição de cães de raças raras do mundo, a Crufts, que ocorre desde 1891. É a primeira vez do evento no Brasil, e o palco escolhido foi o Centro de Eventos do Ceará, no próximo sábado (2) e domingo (3), com entrada gratuita.
A exposição marca o aniversário da Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC) e do Kennel Clube do Ceará (KCEC). Serão escolhidos um macho e uma fêmea de cada raça para representar o Brasil no evento internacional, segundo informações repassadas pelo KCEC.
Será também a primeira vez que uma exposição da América do Sul entra na lista de qualificadoras oficiais para a competição da Inglaterra.
Os cães raros que participarão são:
- Welsh Corgi Cardigan, raça inglesa, uma variação dos cães criados pela Rainha Elizabeth;
- Yakutian Laika – Raça russa bem recente, mas que tem tido uma boa aceitação no Brasil;
- Rhodesian Ridgeback – Raça africana usada inicialmente na caça e proteção contra Leões;
- Borzoi – Raça que é um dos símbolos nacionais da Rússia.
Raças nacionais e internacionais
No total, participam da exposição em Fortaleza 62 raças nacionais e internacionais, em busca das duas vagas. São realizadas quatro exposições: duas internacionais, uma panamericana e uma latino-americana.
Algumas raças que não são raras, mas curiosas, estarão na exposição, como:
- Dachshund pelo curto miniatura
- Poodle gigante
- Boiadeiro-bernês
As exposições são feitas para classificar os cães conforme o moldes da Confederação, como peso, altura e comportamentos. Juízes vão avaliar se os cachorros competindo correspondem ao padrão da raça.
Leia Mais:
- Luto: como lidar com a perda do pet
- Empresas do setor pet apostam em matérias-primas da Amazônia para sustentabilidade
- Projeto cria fundo nacional de proteção e bem-estar animal
Acontecem ainda amostras caninas, desfiles de obediências e shows. “Estamos muito orgulhosos em sediar uma exposição dessa grandeza em Fortaleza. Será uma megaestrutura para receber cães e criadores de todo Brasil. Ao final, vamos ver o casal de cães que conseguirá se classificar para este que é o maior concurso canino do mundo”, pontuou o superintendente do Kennel Ceará, Rafael Moreno.
Segundo o diretor-presidente da CBKC, essa exposição vem para “colocar o Brasil novamente no centro da cinofilia mundial”.
Serviço
ExpoCBKC – Exposição Internacional de Cães em Fortaleza
Data: 2 e 3 de novembro
Local: Centro de Eventos do Ceará
Entrada: Gratuita
Fonte: Diário do Nordeste