Mocidade homenageia orelha em desfile sobre Rita Lee

Escola levou o nome do cachorro comunitário à Marquês de Sapucaí em alegoria dedicada à causa animal; homenagem ganhou força nas redes sociais

 

 

A Mocidade Independente de Padre Miguel abriu os desfiles da segunda noite do Grupo Especial do Carnaval carioca, nesta segunda-feira (16), com o enredo “Rita Lee, A Padroeira da Liberdade”, assinado pelo carnavalesco Renato Lage. Um detalhe em um dos tripés, porém, emocionou quem acompanhava a apresentação: esculturas de cães caramelos, caracterizados com óculos coloridos, desfilaram com coleiras trazendo o nome de Orelha. Ao todo, pelo menos oito esculturas compuseram a alegoria. Segundo os diretores de carros alegóricos da escola, a referência ao cão é uma forma de reforçar a paixão de Rita Lee pelos animais.

A escola não usou nenhum enfeite de origem animal, a pedido de Roberto de Carvalho e em respeito a Rita, fervorosa ativista do movimento animal e vegana. O viúvo da cantora acompanhou o desfile diretamente da avenida, entrando em um dos carros alegóricos ao lado de Luisa Mell, Mel Lisboa, Lilia Cabral e Diogo Defante.

Quem foi Orelha

Considerado um dos “mascotes” da praia, Orelha era um cão de cerca de 10 anos, conhecido por moradores e frequentadores da região. Ele foi atacado na madrugada de 4 de janeiro, por volta das 5h30, na Praia Brava, no norte da ilha de Florianópolis. Laudos indicaram que o animal sofreu um golpe contundente na cabeça, possivelmente causado por chute ou por um objeto rígido. Ele morreu no dia seguinte.

 

Leia Mais:

 

O caso gerou grande comoção e mobilização por justiça. Como desdobramento, foi aprovada em Santa Catarina a Lei nº 19.726, que institui a Política Estadual de Proteção e Reconhecimento do Cão e Gato Comunitário.

Repercussão nas redes

A homenagem ganhou ainda mais força nas redes sociais após a publicação de um vídeo da ativista Luísa Mell, conhecida pela luta contra o abandono e os maus-tratos. “Eu já estava emocionada! Imaginem quando eu vi que tem um carro homenageando o Orelha. Obrigada, Mocidade!”, escreveu. Nas redes, outros internautas também reagiram: “Pra quem achou que o Carnaval ia fazer o povo esquecer do Orelha, ele tem um carro alegórico!”

O gesto chamou a atenção do público e reforçou a mensagem de respeito e proteção aos animais em meio ao espetáculo do Carnaval.

Fonte: Só Notícia Boa

Relacionadas

- Publicidade -spot_img

Últimas notícias