Demanda por atendimento especializado impulsiona setor e ganha espaço exclusivo no Congresso PET VET 2025, em São Paulo
O mercado pet brasileiro continua em plena expansão, mas um novo movimento chama atenção de especialistas e empresários do setor: o crescimento acelerado da procura por animais de estimação não convencionais — os chamados “pets de bolso”. Répteis, roedores, aves exóticas e mamíferos de pequeno porte vêm ganhando espaço nos lares e já representam 39% do total de pets no país, segundo dados da Abinpet (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação).
Impulsionado por fatores como a verticalização das moradias, a busca por animais que demandem menos espaço e o estilo de vida urbano, esse segmento registrou um crescimento de 7,6% em 2023, índice mais que o dobro do avanço registrado entre os cães (2,8%). E essa tendência já se reflete na cadeia produtiva e nos serviços especializados.
Só o segmento de serviços veterinários movimentou R$ 7,7 bilhões no ano passado, alta de 16% em relação a 2023. Boa parte desse crescimento é atribuída ao aumento da procura por cuidados específicos para espécies menos tradicionais, que demandam acompanhamento técnico e conhecimento aprofundado sobre suas particularidades fisiológicas e comportamentais.
Leia mais:
- Shopping Center 3 celebra o Dia do Amigo com feira de adoção de cães e gatos
- Ter um pet preserva funções do cérebro por mais tempo, diz pesquisa
- Socorro (SP) lidera turismo pet friendly no Brasil com hotel exclusivo para pets
“Por ser uma área em ascensão, o número de profissionais interessados também vem aumentando. É uma realidade que não tem mais volta. Esses pets estarão cada vez mais presentes na rotina clínica e cirúrgica”, analisa a médica-veterinária Talita Santos, especialista em animais não convencionais e embaixadora da PET VET Expo.
Mais espaço para pets exóticos no maior evento da área
Atenta a esse movimento, a organização do Congresso PET VET 2025 decidiu ampliar a programação do evento, que acontece de 13 a 15 de agosto, no Distrito Anhembi, em São Paulo. Pela primeira vez, o congresso contará com uma grade dedicada exclusivamente à medicina de animais não convencionais, incluindo painéis técnicos, demonstrações e apresentações de casos clínicos.
Entre os destaques, está a palestra do médico-veterinário Roberto Fecchio, referência internacional em odontologia veterinária e fundador da Clínica Safari Vet. Ele falará sobre as próteses de bico em aves, uma inovação que devolve qualidade de vida a esses animais por meio de técnicas avançadas como a impressão 3D.
Outros temas da programação incluem:
- “Pets de bolso: medicina de pequenos roedores”, com Renato Ordones
- “Atendimentos emergenciais em répteis”, com o professor André Nicolai
- “Desafios no manejo de abscessos em pequenos mamíferos”, com André Grespan, presidente da ABRAVAS
“O interesse por esses pets, que antes eram deixados de lado, abriu uma nova frente de oportunidades no Brasil. Por isso criamos esse espaço de conversa. Acreditamos que esta será a primeira de muitas edições com foco permanente no tema”, afirma Guilherme Martinez, diretor do portfólio pet da NürnbergMesse Brasil, organizadora do evento.
SERVIÇO – Congresso PET VET 2025
Data: 13 a 15 de agosto
Horário: 12h às 21h
Local: Distrito Anhembi – Av. Olavo Fontoura, 1209, Santana, São Paulo – SP
Mais informações acesse o site