Higienizar semanalmente os comedouros e bebedouros dos cães evita a proliferação de bactérias e mantém a boa saúde dos pets
A limpeza dos potes de ração e de água é fundamental para a boa saúde dos cães. A higienização correta, feita diariamente, elimina resíduos que podem ser prejudiciais aos animais e previne a proliferação de bactérias. Mas antes de iniciar a operação limpeza, é importante observar alguns cuidados e recomendações.
Os potes em que os pets se alimentam e bebem água precisam ser higienizados todos os dias. Água abundante, esponja de limpeza e detergente neutro são itens mais que suficientes para uma limpeza completa.
Mas antes é preciso atenção a algumas recomendações. A esponja de limpeza dos comedouros e bebedouros deve ser usada somente para este fim. Não se deve, em qualquer hipótese, usar a esponja utilizada na faxina da casa. E o detergente não pode ter aroma para não provocar reações alérgicas ou intoxicações nos animais.
Leia mais:
- Má higiene bucal pode afetar a saúde dos pets
- Por que os cães idosos perdem massa muscular?
- Como eliminar cheiro de xixi de gato? Conheça algumas dicas
A lavagem deve ser iniciada somente com água corrente para a remoção de todo e qualquer resíduo de ração. Em seguida, o pote deve ser higienizado com água quente até que a sujeira mais insistente se solte. Se o recipiente for de plástico, água morna é recomendável para não deformar o potinho.
Com uma esponja umedecida e um pouco de detergente neutro, deve-se remover todo o resíduo do comedouro ou bebedouro. É importante usar o lado amarelo da esponja, evitando assim que micropartículas se soltem no pote.
A esponja, deve-se ressaltar, precisa ser trocadaperiodicamente.
Uma etapa importante é enxaguar o potinho com água em abundância, até que não reste qualquer vestígio de detergente. A água quente pode dar o toque final à limpeza.
Com um pano limpo, e da mesma forma que a esponja, também separado para esta tarefa, é preciso secar muito bem os potes. A ração nunca deve ser colocada em um pote úmido, pois há o risco de proliferação de bactérias.
Além da limpeza, é recomendável observar o estado de conservação dos potes. Plástico ressecado, por exemplo, pode ser facilmente engolido pelo animal.
Por fim, outra recomendação que todo tutor precisa ter como compromisso é manter o local das refeições dos animais sempre limpo.